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Notícias

RUI RODRIGUES - CARGA & TRANSPORTES

Canal do Panamá alargado em 2014 é oportunidade para porto de Sines

A ampliação do canal do Panamá deverá estar concluída em 2014, o que possibilitará a passagem de grandes navios “New Panamax” de 15,5 metros de calado e com capacidade de 11000 a 14500 TEU. Cada TEU corresponde a um contentor com cerca de 6 metros (m) de comprimento, 2,4 m de largura e 2,6 m de altura. Os navios do tipo Panamax são aqueles que são projectados para se ajustarem às dimensões máximas permitidas pelo referido canal.

A carga transportada vai quase triplicar, relativamente aos navios actuais para 4500 TEU. O grande objectivo da utilização dos navios do tipo “New Panamax” é a redução dos custos do transporte por contentor em quase 30%. Outra consequência da ampliação do canal do Panamá é a alteração nas rotas dos navios “New Panamax” e consequente redução de custos, entre os diferentes pontos do mundo, sobretudo entre a América e a Ásia. E assim o porto português de Sines poderá tornar-se um dos nós de ligação entre as rotas marítimas mercantes Oeste-Leste e Norte-Sul.

O Terminal XXI de Sines já está preparado para receber navios do tipo “New Panamax”, por ser um porto natural de águas profundas. Sines também é um porto energético e de baldeação ou transferência de contentores “transhipment”. Os restantes portos nacionais existentes não são portos de águas profundas, o que não lhes permite receber o tipo de navios anteriormente referido. O de Leixões é um bom porto, mas tem dificuldades no aumento da capacidade de exploração, tanto em área como nas limitações dos fundos da sua barra e deficiências nas acessibilidades. Aveiro tem limitações dos fundos da sua barra. O porto de Lisboa teve sempre boas condições, mas tem vindo a ser fortemente pressionado pelo imobiliário e está cada vez mais limitado, por dificuldades nos acessos rodo-ferroviários. Setúbal é um porto de multiusos e o mais utilizado para importação e exportação de automóveis e é aquele que apresenta boas condições para crescer, desde que se aumentem os seus fundos na barra (-12) para (-15)m ZH (Zero Hidrográfico que está ligado à mais baixa maré verificável num determinado espaço de tempo). Setúbal e Lisboa têm excelentes condições naturais pois, quando se verifica uma ondulação de 8 metros em Sines, no terminal de Setúbal as ondas atingem só meio metro.

Continue a ler este artigo de opinião, da autoria de Rui Rodrigues, na Carga & Transportes