Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
SUGESTÃO DE LEITURA
Tu, Moliceiro! A origem do Moliceiro e dos seus painéis
"... Há-os com o costado por pintar, há-os todos negros, com o pescoço esguio do cisne... barcos estranhos, com o leme estrambólico atravessado por um pau... este lindo barco serve para tudo. Vai à pesca, carrega o sal e o moliço."
Raúl Brandão - 1920
"... É um momento solene. Aí para baixo é a ria de Aveiro, quarenta quilómetros de costa, vinte quilómetros para o interior, terra firme e água rodeando, todas as formas que podem ter as ilhas, os istmos, as penínsulas, todas as cores que podem ter o rio e o mar. O viajante fez bem as suas orações: não há vento, a luz é perfeita, as infinitas águas da ria são um imóvel lago. (...) A ria, hoje, tem um nome que bem lhe quadra: chama-se solidão, fala com o viajante, ininterruptamente fala, conversas de água e limosas algas, peixes que param entre duas águas, sob a reverberação da superfície. (..). Não há destinos definitivos, mas é verdade que os houve tão duradouros que só agora começa a ver-se-lhes o fim: é o caso do moliceiro e da apanha do moliço."
José Saramago, Viagem a Portugal
