Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTA QUINTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO

Conferência e documentário «Cais da Europa: Roger Kahan no Porto de Lisboa» encerram comemorações do 136.º aniversário do Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa, em parceria com A Mensagem de Lisboa, apresentam esta quinta-feira, dia 9 de novembro, às 15 horas, na Gare Marítima de Alcântara, o documentário “Cais da Europa: Roger Kahan no Porto de Lisboa”, com um debate sobre “O papel do Porto de Lisboa, da cidade e de Portugal a salvar vidas na Segunda Guerra: porque é tão esquecido”, que conta com a participação de José Pacheco Pereira e Irene Fluser Pimentel, historiadores; do diplomata Seixas da Costa e de José Ruah, da Comunidade Israelita de Lisboa, com moderação da jornalista Catarina Carvalho (Mensagem de Lisboa).

Precedendo o debate será estreado o filme/documentário: “Cais da Europa: Roger Kahan no Porto de Lisboa”, produzido pelo jornal Mensagem de Lisboa e realizado por Humberto Giancristofaro, que tem como ponto de partida o facto de o Porto de Lisboa ter sido, em determinada altura da Segunda Guerra Mundial, o único porto da Europa aberto a acolher refugiados, maioritariamente judeus, e a permitir que partissem nos navios com a esperança numa nova vida.

Esta conferência termina com uma entrevista ao vivo a Ferreira Fernandes, autor do livro “O Cais da Europa, Roger Kahan, refugiado, fotógrafo – Lisboa, 1940”, conduzida pela jornalista do Semanário Expresso Manuela Goucha Soares.

Encerram-se desta forma as comemorações do 136º aniversário do Porto de Lisboa, sob o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio oficial da Yilport Iberia, Lisbon Cruise Port (LCP), Navalrocha e Portugs.

O mês de outubro foi repleto de iniciativas, com especial destaque o 31 de outubro passado, a inauguração da instalação do artista Vhils, um mural na parede dum edifício adjacente à Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos que homenageia aqueles refugiados com base numa fotografia de Roger Kahan, também ele refugiado, e o lançamento do livro já referido sobre esta temática, da autoria do jornalista Ferreira Fernandes, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As várias obras alusivas ao tema: a instalação, o livro e o filme/documentário, retratam o Porto de Lisboa como porto de abrigo e de salvação de milhares de refugiados, quando todos os cais na Europa fecharam num terrível momento do mundo, tendo sido verdadeiramente o cais da Europa, um cais de esperança. O tema escolhido para o aniversário, no atual contexto global, evoca não só a generosidade do Porto de Lisboa e da cidade, como também revitaliza a memória de um passado não tão distante e que importa conhecer para que não se repita.

As inscrições para esta iniciativa de 9 de novembro devem fazer-se através do email administracao@portodelisboa.pt