Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministro das Infraestruturas preside a assinatura do contrato de concessão para instalação do Cabo Submarino «2Africa» em Portugal

Em cerimónia presidida pelo Ministro das Infraestruturas, João Galamba, foi assinado esta segunda-feira o contrato de utilização privativa do espaço marítimo nacional para instalação e exploração de cabo submarino de telecomunicações “2Africa”. Com base nesta autorização, o cabo poderá será instalado no mar português e deverá chegar a Carcavelos até ao final do corrente ano.

O contrato foi celebrado entre a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a Vodafone, incluindo a Direção Regional do Mar da Região Autónoma da Madeira, tendo por objeto a concessão da utilização privativa do espaço marítimo nacional, numa área com um metro de largura e aproximadamente de 2.000 km de extensão, correspondente à rota do cabo nas subdivisões do Continente, da Plataforma Continental Estendida e da Madeira.

Com este contrato, Portugal passa a integrar o projeto “2Africa”, promovido por um consórcio internacional de oito parceiros, sob a coordenação da Vodafone, permitindo a interligação da economia portuguesa a um dos principais backbones de transmissão de dados do mundo. Este projeto consiste num sistema de cabos submarinos que liga a Europa e circundará todo o continente africano, com aproximadamente 45.000Km de comprimento, ligando um total de 33 países, dos quais 5 na Europa, 19 em África, 7 no Médio Oriente e 2 na Ásia.

Este sistema de cabos submarinos estará totalmente operacional em 2024, permitindo o acesso em banda ultra-larga, com uma capacidade total de 180 Tbps.

No evento, o Ministro das Infraestruturas referiu “que se trata de um projeto de grande importância, integrado na aposta de Portugal no mercado dos dados e tirando partido da localização geográfica do nosso território. Para aumentar ainda mais a atratividade de Portugal neste mercado, não só na amarração de cabos submarinos como também na localização de capacidade de processamento e armazenamento de dados, foi preparado um despacho que irá permitir a criação de corredores com pré-licenciamento, no qual a DGRM terá um papel preponderante”.