Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto Seco de Salamanca deverá ter papel activo no transporte de mercadorias na Europa

Salamanca está a construir um Porto Seco, que se encontra agora a 12% da sua execução, a fim de potenciar a economia não só da cidade, mas também da província. Espera-se ainda que seja um ponto de referência para o transporte de mercadorias a nível da Península Ibérica, bem como da Europa, avança o jornal La Gaceta.

Espera-se que a implementação do Porto Seco seja uma mais-valia para o setor dos transportes e logística de Salamanca ao abrir a possibilidade de transportar mercadorias por caminho de ferro a partir da zona de Peña Alta, e que permitirá a passagem de stocks de transporte rodoviário para o ferroviário, através da linha que liga a província a Portugal, aos portos marítimos de Aveiro e Leixões. De um modo geral, a plataforma poderá vir a ser um anexo aos portos portugueses a mais de 300 quilómetros.

Nesta fase da obra, já é possível observar-se o muro que está a ser construído paralelamente à estrada para Portugal, que servirá para conter o terreno onde serão construídas três das cinco vias da plataforma intermodal, nomeadamente a de carga e descarga e duas de receção e expedição de mercadorias, que serão eletrificadas.

Alguns estudos de mercado apontam que o Porto Seco terá capacidade para captar 30% das exportações de Castela e Leão, e 22% das importações, pelo que, poderá tornar-se um ponto de referência para o transporte de mercadorias não só na Península Ibérica, como para o resto da Europa, uma vez que estará incluído na Rede Transeuropeia de Transportes, e faz parte do Corredor Atlântico.

Contudo, o governo espanhol ainda não deu o impulso definitivo à eletrificação da via.

fonte