Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal a crescer 8%

No primeiro trimestre de 2023 foram movimentadas no Porto de Setúbal mais de 1,6 mil toneladas, um acréscimo de 8% em relação ao mesmo período de 2022. Destaque para o segmento da carga roll-on roll-off, com 78,5% em número de viaturas, um total cerca de 92 mil viaturas, das quais 69% foram exportadas.

Todos os restantes modos de acondicionamento apresentaram desempenho positivo: Graneis líquidos com 13,5%, mais de 69 mil toneladas; Carga geral fracionada com 5,8%, 319 mil toneladas; Carga contentorizada com 2,3% em número de TEU, cerca de 43 mil TEU; Graneis sólidos com 3,4%, 671 mil toneladas.

No conjunto dos terminais de serviço público, a movimentação aumentou 14,8%, e também todos os terminais apresentaram desempenho positivo. Nomeadamente o terminal Ro-Ro com um aumento na movimentação de 72,2% (viaturas novas import/export) e granel líquido (melaço para a empresa de fermentos Lallemand) e os terminais multiusos Tersado e Sadoport que apresentaram, respetivamente, aumentos na movimentação de 16,6% e de 13,8%. Os terminais de graneis associados à SAPEC apresentaram incrementos de 11,1% no TPS – SAPEC movimentado graneis sólidos (especialmente sucata a granel) e de 13% no terminal TGL – SAPEC (ácidos).

Quanto ao movimento de navios, para este período verificou-se um aumento de 4,5% do número de escalas, que se cifrou em 396 no total acumulado, e de 4,5% na sua dimensão, medida em toneladas de GT.

Para o Porto de Setúbal, este desempenho demonstra o reforço do caminho de forte parceria com a indústria e logística da região, que está a evidenciar sinais muito positivos de vitalidade, resiliência e forte componente exportadora, com benefícios para a economia da região e do país.