Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines na rota de cooperação belga para a neutralidade carbónica

Pierre-Yves Dermagne, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Economia e do Trabalho da Bélgica, visitou o complexo portuário, logístico e industrial de Sines, acompanhado por uma comitiva de empresários daquele país, de áreas como a transição energética e sustentabilidade ambiental.

A delegação belga foi recebida por António Costa e Silva, Ministro da Economia e do Mar e pelo Conselho de Administração da APS, acompanhados ainda por altos representantes da aicep Global Parques, IAPMEI e Câmara Municipal de Sines.

Com foco no desenvolvimento e investimento nas energias renováveis, no grande eixo de hidrogénio verde a ser desenvolvido em Sines e nas potencialidades de cooperação entre os dois países, este encontro veio reforçar a cooperação energética entre Portugal e Bélgica, tendo o Porto de Sines um papel pioneiro no desenvolvimento do conceito green port em Portugal e na receção e armazenagem de gás natural liquefeito.

Com o objetivo de testar várias fontes de “energia verde” e novas tecnologias, a Bélgica pretende posicionar-se na neutralidade carbónica, constituindo para Sines a oportunidade de captar novos investimentos que poderão encontrar aqui um suporte portuário para o comércio externo.

De recordar que a transição energética é um dos pilares do Plano Estratégico do Porto de Sines e a base da Agenda NEXUS, que visa a inovação e digitalização da cadeia logística e a descarbonização do corredor logístico de Sines, desenvolvendo aplicações e serviços inovadores que contribuam para a agilização do processo de transição verde e sustentabilidade da cadeia logística servida pelo porto.