Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Delegação do Governo Regional de Ganwon, Coreia do Sul, visitou Ílhavo
Uma delegação do Governo Regional de Ganwon, Coreia do Sul, esteve de visita ao município de Ílhavo, para conhecer os projectos de desenvolvimento ligados à Economia do Mar.
A delegação foi composta por Lee Dounghee, diretor do Departamento de Planeamento das Políticas das Pescas, Son Jaegwang, chefe da equipa de Regeneração de Vilas Piscatórias, Chae Byoungtak, diretor da Divisão de Pescas Marítimas da Agência Pública para as Infraesruturas das Pescas da Coreia do Sul, bem como outros representantes das pescas e turismo das cidades de Donghae, Sokcho, Samcheok e dos distritos de Goseong e Yangyang.
O périplo incluiu uma reunião com Acúrcio Santos, secretário-geral da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, para debater a situação local das pescas artesanais e costeiras. Seguiu-se uma visita ao ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, acompanhada pelo Dr. Ricardo Calado, investigador do CESAM – Universidade de Aveiro, onde puderam conhecer os projetos de investigação em curso, em espacial os relacionados com as algas.
Após uma breve visita ao Porto Bacalhoeiro, para contacto com a realidade das pescas longínquas, realizou-se uma visita à Grupeixe – Produtos Alimentares, S.A., acompanhada pelo seu CEO, Nuno Araújo, para verificação do processo de transformação alimentar dos produtos da pesca do largo.
Não poderia faltar uma visita ao Museu Marítimo e seu Aquário de Bacalhaus, onde foi efetuado um breve balanço e referido o trabalho de salvaguarda cultural e patrimonial das comunidades locais das pescas.