Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PODE PARTICIPAR ATÉ 7 DE JUNHO

Comissão Europeia lança consulta pública sobre Regulamento Reciclagem de Navios

A Comissão Europeia tem disponível na web uma consulta pública para recolher os pontos de vista de um vasto leque de intervenientes — armadores, operadores de instalações de reciclagem, indústria, autoridades nacionais, ONG e cidadãos — sobre o regulamento da União Europeia (UE) relativo à reciclagem de navios.

As reacções recebidas contribuirão para a avaliação em curso do quadro regulamentar para a reciclagem de navios que arvoram pavilhão da UE, em vigor desde 2013, explica uma nota de imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

A avaliação visa avaliar a aplicação do regulamento e o seu impacto até à data; avaliar em que medida contribui para os objectivos políticos gerais do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Acção para a Economia Circular; identificar lacunas na sua aplicação e execução.

Em função das conclusões da avaliação, a Comissão poderá lançar um processo de revisão do regulamento. Os intervenientes interessados são assim convidados a partilhar os seus pontos de vista através de uma consulta pública que está aberta até 7 de Junho de 2023, aqui.

O Regulamento Reciclagem de Navios visa reduzir significativamente os efeitos negativos da reciclagem de navios que arvoram o pavilhão da UE.

A avaliação permitirá:

determinar em que medida o regulamento contribui para os objectivos políticos gerais do Pacto Ecológico Europeu e do plano de acção para a economia circular
determinar em que medida foi aplicado e o seu impacto até à data
identificar lacunas na sua aplicação e execução
apresentar conclusões bem fundamentadas.

fonte