Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AÇORES

Empreitada de reabilitação do Porto de Santa Iria avança | Investimento de 5 M€

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Obras Públicas informa que foi autorizado o procedimento de contratação para a empreitada de reabilitação e protecção marítima do Porto de Santa Iria, na Ilha de São Miguel.

A empreitada tem um preço base de 4,85 milhões de euros (acrescidos de IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 730 dias.

Para a Secretária Regional com a tutela das infra-estruturas, Berta Cabral, “esta é uma obra há muito necessária e reivindicada por várias pessoas e instituições, que reconhecem no Porto de Santa Iria uma importância histórica, mas, sobretudo, um grande potencial para estimular o desenvolvimento económico do concelho da Ribeira Grande”.

A obra visa promover condições de segurança na zona do porto e no respectivo acesso, através da estabilização das arribas contíguas à estrada regional, de modo a mitigar o risco geotécnico para pessoas e bens, tanto na via de acesso ao porto como na zona de solário, acrescenta a mesma nota.

“Aquela localização é única, com condições de excelência para a prática balnear, mas também para o desenvolvimento de outras actividades turísticas e até de outras actividades económicas”, reconhece Berta Cabral, para quem “é fundamental termos a capacidade de identificar mais pontos e atracções com potencial turístico para valorizar o território e descentralizar a procura”.

“Actualmente, sobretudo em época de Verão, o Porto de Santa Iria já é utilizado por muita gente, que se expõe a vários riscos, mas também fica limitado na sua atractividade por causa desses riscos, pelo que é nossa obrigação procurar assegurar as adequadas e dignas condições de utilização deste tipo de espaço e contribuir para a dinamização das economias locais”, esclarece.

A estabilização das arribas será promovida através da instalação de elementos de suporte com características adaptadas à exposição ambiental local e de baixo impacto visual, contribuindo para a preservação da identidade da envolvente.

Esta intervenção integra o planeamento de gestão e requalificação da orla costeira, delineado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, e visando também garantir a protecção costeira contra a acção directa da agitação marítima, tanto no sector Norte como no sector Sul do Porto de Santa Iria.

fonte