Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
FIATA e Global Shippers Forum reclamam «regras claras» para protecção de dados nas cadeias logísticas
A FIATA e o Global Shippers Forum emitiram um documento intitulado 'Carta para Protecção e Governança de Dados no Comércio Internacional', que estabelece os procedimentos mínimos de segurança e confidencialidade de dados que provedores e operadores de reservas digitais e plataformas de negociação devem adotar e incorporar nos seus Contratos de Utilizador Final (End-User Agreements).
As recomendações avançadas pelo novo documento visam fomentar um ambiente mais seguro e confiável para a condução de negócios com base em condições de igualdade. Esta Carta foi aprovada por membros de ambas as organizações e acredita-se que seja a primeira declaração de direitos para utilizadores de plataformas no setor do Comércio e da Logística.
«A FIATA está empenhada em estimular a mudança do comércio, do formato analógico para o digital, aumentando a eficiência e a resiliência das cadeias de abastecimento globais», declarou Stéphane Graber, que ocupa o cargo de Diretor-Geral da FIATA. «Nesta jornada, a interoperabilidade entre plataformas e sua credibilidade entre os utilizadores são fundamentais para o sucesso», vincou Graber.
O responsável do organismo internacional reforçou que, nesta fase, são necessárias «regras claras e justas sobre a troca de dados para proteger a confidencialidade e garantir a confiança entre as partes interessadas», e sublinhou ainda que a FIATA «está satisfeita por poder liderar tal esforço juntamente com o GSF num tópico tão crucial como o da governança e proteção de dados».
James Hookham, secretário-geral da GSF, também se debruçou sobre esta Carta: «A digitalização do comércio internacional e da papelada relativa ao transporte oferece enormes economias e benefícios para todas as partes envolvidas nas cadeias de abastecimento, mas o seu armazenamento e processamento apresentam riscos de perda, vazamento e uso não autorizado que podem expor informações comercialmente sensíveis», declarou o responsável da GSF, na sequência da divulgação do documento.