Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
AÇORES
Atlânticoline obteve um milhão de euros de lucro em 2022
A Atlanticoline, S.A. fechou o ano de 2022 com um resultado positivo de 1.090.813€, valor praticamente idêntico ao que apresentou em 2021. Em 2022, este resultado beneficiou da não docagem prevista do navio Mestre Feijó em Outubro passado, que implicaria um investimento avultado, o qual apenas irá ocorrer neste ano de 2023.
Os resultados dos últimos anos permitiram reduzir significativamente os resultados transitados negativos acumulados ao longo de vários anos, que ainda ascendem a praticamente 3 milhões de euros, sendo essencial manter este desempenho positivo para a consolidação do equilíbrio financeiro da empresa.
Em termos operacionais, a empresa apresentou um desempenho muito positivo, com o aumento de passageiros e viaturas transportados em 13,2% e 6,7%, respectivamente. Esta variação permitiu aumentar os rendimentos em relação ao ano anterior em 300 mil euros nos passageiros e em 50 mil euros nas viaturas.
No que concerne aos gastos, destaca-se o aumento nos combustíveis em 78%, totalizando 2,9 milhões de euros.
O aumento nos gastos de pessoal está directamente ligado ao novo acordo salarial obtido em Março de 2022, bem como ao aumento do quadro de pessoal resultante do curso de marinheiro/maquinista que a Escola do Mar dos Açores realizou em 2022 e que permitiu completar o número de efectivos necessários às tripulações dos navios.
Este investimento veio resolver uma parte do problema de trabalho extraordinário que a empresa apresentava. Quanto aos gastos financeiros, estes continuam a decrescer de forma acentuada, em virtude do pagamento pelo actual Governo da Região, durante o ano de 2021, dos mais de 7,2 milhões de euros em dívida, deixando a empresa de utilizar as contas correntes caucionadas que mantinha activas.
“Porque o sucesso da empresa só é possível se o desempenho dos seus colaboradores contribuir para tal, salientamos o óptimo trabalho realizado por todos num ano em que souberam responder ao aumento de procura pelos serviços da empresa e ainda corresponder aos novos desafios internos”, lê-se na nota informativa da empresa.
O relatório e contas de 2022, em novo formato, pode ser encontrado no site da empresa em www.atlanticoline.pt/relatorio-e-contas.