Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Fenómenos costeiros de proliferação de algas aumentaram nas últimas décadas
Equipa de investigadores utilizou imagens de satélite para avaliar a evolução dos blooms de algas que ocorreram entre 2003 e 2020. Estudo foi publicado na Nature.
A partir de imagens de satélite, é possível observar a fluorescência causada pela proliferação do fitoplâncton, com padrões de cores espalhados pelo mar por quilómetros. Estes fenómenos sempre ocorreram, mas parecem estar a tornar-se mais frequentes. De acordo com um novo estudo, nas últimas duas décadas, os conhecidos blooms de algas aumentaram nas regiões costeiras no mundo, revela um artigo publicado nesta quarta-feira na revista Nature.
“Mapeámos os blooms de algas marinhas nas regiões costeiras entre 2003 e 2020 usando observações de satélites globais com uma resolução espacial de um quilómetro”, lê-se no artigo científico de uma equipa internacional de cientistas, encabeçada por Yanhui Dai, da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul, em Shenzen, na China. “A nível global, a extensão espacial e a frequência aumentaram significativamente durante o período de estudo.”
O resultado das observações mostrou que ao longo daqueles 18 anos a extensão espacial dos fenómenos de proliferação de algas aumentou 13,2% e a frequência aumentou 59,2%. Além disso, dos 153 países costeiros existentes no planeta, em 126 há blooms, incluindo Portugal.