Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Fenómenos costeiros de proliferação de algas aumentaram nas últimas décadas

Equipa de investigadores utilizou imagens de satélite para avaliar a evolução dos blooms de algas que ocorreram entre 2003 e 2020. Estudo foi publicado na Nature.

A partir de imagens de satélite, é possível observar a fluorescência causada pela proliferação do fitoplâncton, com padrões de cores espalhados pelo mar por quilómetros. Estes fenómenos sempre ocorreram, mas parecem estar a tornar-se mais frequentes. De acordo com um novo estudo, nas últimas duas décadas, os conhecidos blooms de algas aumentaram nas regiões costeiras no mundo, revela um artigo publicado nesta quarta-feira na revista Nature.

“Mapeámos os blooms de algas marinhas nas regiões costeiras entre 2003 e 2020 usando observações de satélites globais com uma resolução espacial de um quilómetro”, lê-se no artigo científico de uma equipa internacional de cientistas, encabeçada por Yanhui Dai, da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul, em Shenzen, na China. “A nível global, a extensão espacial e a frequência aumentaram significativamente durante o período de estudo.”

O resultado das observações mostrou que ao longo daqueles 18 anos a extensão espacial dos fenómenos de proliferação de algas aumentou 13,2% e a frequência aumentou 59,2%. Além disso, dos 153 países costeiros existentes no planeta, em 126 há blooms, incluindo Portugal.

continue a ler aqui