Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MEDWAY

Investir na ferrovia

“A sustentabilidade é palavra de ordem na MEDWAY e uma área fulcral no negócio da empresa.” Quem o garante é o presidente da empresa, Carlos Vasconcelos, a propósito do tema da descarbonização no setor da logística no retalho.

“Sendo o transporte ferroviário o foco da nossa atividade, defendemos que, para a ferrovia ser competitiva, tem de ser capaz de oferecer soluções de transporte ou logísticas que a tornem mais atrativa para esses segmentos. Tudo pode ser transportado por comboio, tal como o que sucede com os contentores, na via marítima”, avança o responsável.

Com base nessa perspetiva, defende que a “adoção de medidas para reduzir a pegada ambiental do setor logístico é urgente e que a ferrovia é uma das melhores opções para cumprir esse objetivo” comum. Neste contexto, a empresa tem vindo a desenvolver diversos investimentos que “representam um forte contributo para a sustentabilidade da indústria.”

De acordo com o gestor, o transporte ferroviário da MEDWAY permite uma redução de cerca de 70% de emissões de CO2 eq., face ao mesmo transporte por modo rodoviário, uma redução que pode chegar aos 75%, se o transporte for efetuado com recurso exclusivo a locomotivas elétricas.

“A MEDWAY encontra-se não só numa fase de consciencialização e incentivo ao uso do comboio, mas também numa fase de ação. A atribuição anual de certificados de sustentabilidade aos nossos clientes; a decoração, com motivos sustentáveis, de uma locomotiva, pela artista portuguesa Kruella D’Enfer, na campanha de consciencialização para o uso do comboio enquanto meio de transporte mais sustentável; a aquisição de novas locomotivas elétricas e o lançamento no nosso simulador ambiental foram algumas das iniciativas mais relevantes que levámos a cabo no último ano”, enumera.

Tendo em conta que toda a cadeia de abastecimento pretende ver os seus negócios associados a uma menor pegada ambiental, pois todos têm metas de sustentabilidade desafiantes, Carlos Vasconcelos diz que a MEDWAY tem vindo a incentivar as empresas a usar o comboio enquanto meio primordial para transportar as suas mercadorias.

“Por outro lado, a consciencialização dos consumidores finais relativamente à pegada ecológica constitui também um fator fulcral para motivar a transferência modal. Desta forma, e em conjunto, todos contribuímos para a descarbonização da cadeia de abastecimento e do setor logístico”, defende.

No início de 2022, a MEDWAY assinou um acordo de financiamento para a aquisição de 16 locomotivas elétricas e 113 vagões intermodais. “Ter mais locomotivas elétricas irá contribuir fortemente para os nossos objetivos de descarbonização”, explica.

Além disso, está a desenvolver, através de um consórcio formado por 10 entidades, uma estratégia para recuperar a indústria ferroviária de fabrico de vagões em Portugal, com a criação de vagões inteligentes para mercadorias. Os “smart wagons” terão um impacto significativo na redução das emissões carbónicas, diminuindo em 55% as emissões de CO2 durante o processo produtivo, uma vez que, além de uma manutenção mais eficiente, a produção recorrerá a energias renováveis e irá incorporar materiais reciclados.

Ainda durante 2022, o operador quer estender as certificações a outros âmbitos além da qualidade e do ambiente: “Certificar a MEDWAY Maintenance & Repair na reparação de locomotivas e equipamentos, uma vez que os vagões já estão certificados. Certificar a sucursal da MEDWAY Operador Ferroviário em Espanha com a ISO 14001 e com a ISO 9001 e certificar a MEDWAY Training também com a 9001.”

Assumindo um forte compromisso com a sustentabilidade e com a redução da pegada ambiental no setor logístico, tendo em conta o core business o transporte ferroviário, a empresa ambiciona “tornar a indústria do transporte de mercadorias cada vez mais verde.”

“Para atingirmos os nossos objetivos estamos a investir em material circulante mais eficiente e a incentivar os nossos clientes e potenciais clientes a apostar no transporte das suas mercadorias através da ferrovia, sendo que esta é também uma forma de levarmos a cabo a nossa estratégia”, finaliza Carlos Vasconcelos.

fonte