Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DO FUNCHAL

Dois navios e mais de 8 000 pessoas

Os dois navios que esta quinta-feira acostaram no Porto do Funchal, o “MSC Virtuosa” e o cliente das quintas-feiras, “Marella Explorar” movimentaram 8 006 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O “Marella Explorer” trouxe 11 822 passageiros e 762 tripulantes, a bordo. Ficou na Madeira durante 13 horas, partindo às 21h00 para Lanzarote, prosseguindo o cruzeiro de 07 noites pelas ilhas da Madeira e Canárias.

A escala do “MSC Virtuosa” no Porto do Funchal – que assinalou a estreia do navio, embora já tivesse vindo antes - faz parte do cruzeiro de 21 noites que o navio está a fazer. Saiu de Southampton a 06 de janeiro, seguindo-se escalas em Hamburgo, Rotterdam, Le Havre (Paris), Lisboa, Cadiz, Casablanca, agora Funchal e depois, Tenerife, Las Palmas, Lanzarote, Corunha e finalmente, Southampton, onde termina a viagem no próximo dia 27.

Chegou ao Funchal com 3785 passageiros e 1637 tripulantes. Desembarcou 27 passageiros e embarcou outros 78, pelo que à saída, às 17h00, partiu com 3836 passageiros para Tenerife.

O “MSC Virtuosa” é um dos maiores navios da frota MSC, irmão do “MSC Grandiosa”. É um dos navios mais inovadores em termos de tecnologia ambiental que lhe permitem uma eficiência energética de navegação, com grande redução nas emissões de óxido de enxofre (98%) e de óxido de nitrogénio (90%).
Aliás, o navio foi condecorado com as 11 Golden Pearls da Bureau Veritas pelas características inovadoras, onde se inclui além da proteção ambiental, a saúde e a segurança.
Entregue em fevereiro de 2021, o navio esteve três meses depois, a operar com cruzeiros curtos no mercado inglês. A cerimónia de inauguração teve lugar a 27 de novembro no Dubai.

A MSC foi, no ano passado, a quarta companhia de cruzeiros, com maiores movimentos no Porto do Funchal, tendo trazido 38 875 passageiros, em 17 escalas, números que representam uma percentagem de 9,31% no total das companhias que operam nos Portos da Madeira.

Segundo o Diretor Geral da MSC Portugal, Eduardo Cabrita, a frota neste momento, é constituída por 22 navios, prevendo-se que em 2030, esse número suba para 40 navios.

Cerimónia de boas-vindas a bordo do “MSC Virtuosa”

A MSC Portugal organizou uma visita a bordo, que reuniu 100 pessoas, entre entidades, jornalistas, agentes de viagem e entusiastas de navios.
Uma visita que serviu também para oficializar a estreia do “MSC Virtuosa” no Funchal, com a habitual troca de placas das entidades da comunidade portuária e marítima com o comandante do navio, o holandês Jakobus, Henrerikus Lefering.
A cerimónia seguiu-se à apresentação do Diretor Geral da companhia, em Portugal, Eduardo Cabrita.
Referiu que a companhia continua a apostar na região, tendo incluído a Madeira em dois itinerários diferentes de dois dos seus navios de cruzeiro numa viagem à volta do mundo. Ainda este ano, a companhia vai retomar os turnarounds no Porto do Funchal, com o navio “Divina”, com escalas previstas entre outubro e novembro.