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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
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Porto de Setúbal soma mais duas linhas regulares de contentores
O Porto de Setúbal tem duas novas linhas regulares de contentores a operar no Terminal Multiusos Zona 2, concessionado à empresa Sadoport. Estes serviços permitem consolidar a oferta do Porto Setúbal no mercado de contentores, no short sea shipping Europeu, designadamente nas ligações com o Mediterrâneo, Canárias e norte de Espanha.
A primeira linha é designada North Spain Canarian Service (NSC), operada pela WEC LINES e escala os portos de Setúbal, Sines, Casablanca, Bilbao, Gijon, Vigo, Las Palmas e Santa Cruz de Tenerife. Tem um serviço quinzenal e capacidade para 822 TEU.
A segunda, a Great Pendulum Service (GPS), é operada pela ARKAS PORTUGAL e escala os portos de Salerno, La Spezia, Génova, Casablanca, Leixões, Setúbal, Marselha, Génova, La Spezia, salerno, Piraeus, Mersin, Lattakia, Beirute, Alexandria e Salerno. Tem um serviço mensal com capacidade para 1445 TEU. Articula com outros operadores, reforçando a oferta existente da ARKAS e dos restantes operadores no Mar Mediterrâneo.
São já 17 as linhas regulares no Porto de Setúbal, entre carga ro-ro e de contentores, que já beneficiam do reforço da melhoria das acessibilidades marítimas que foi realizado nos últimos anos no porto e, também, do investimento em equipamento e na produtividade, reforçando a melhoria da oferta à crescente capacidade exportadora e importadora das empresas da região sul de Portugal, em especial da região de Setúbal e da região do Alentejo.
Este reforço da conectividade marítima do Porto de Setúbal vai ainda de encontro ao posicionamento desta autoridade portuária relativamente aos compromissos de sustentabilidade ambiental e descarbonização, diminuindo o tráfego rodoviário nas estradas europeias, contribuindo assim para a redução dos gases de efeito de estufa por tonelada quilómetro, para a redução do congestionamento e sinistralidade e para a sustentabilidade global dos transportes.