Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines recebe Workshop sobre «Prevenção e combate à poluição do mar por hidrocarbonetos»

O auditório do Porto de Sines recebeu, no dia 22 de novembro, o Workshop subordinado ao tema “Prevenção e combate à poluição do mar por hidrocarbonetos”, no qual foram recordados procedimentos operacionais, técnicas de combate à poluição e a forma de articulação entre entidades e autoridades.

Fernanda Albino, vogal do Conselho de Administração da APS, abriu a sessão de trabalho, sublinhando o comprometimento da gestão de topo da empresa em matérias de segurança, ambiente e proteção, referindo ainda que os principais objetivos da APS nestas matérias são a prevenção de todo o tipo de incidentes e acidentes e a minimização das consequências daqueles que, eventualmente, possam ocorrer.

O evento, que pretendeu promover a partilha de conhecimento, manter a proficiência técnica, e capacitar e eleger organismos de apoio externo no âmbito do Plano de Emergência do Porto de Sines, contou com a presença de vários stakeholders do porto, entre os quais a Direção de Combate à Poluição do Mar, organismo da Direção-Geral da Autoridade Marítima, que apresentou a forma como está estruturada a resposta a nível nacional e o apoio internacional.

Após a sessão no auditório, seguiram-se demonstrações práticas no Terminal Multipurpose de Sines, onde foram operacionalizadas técnicas de contenção e promovidos esclarecimentos no âmbito da utilização e manutenção de equipamentos de combate à poluição.
A prevenção e combate à poluição do mar é um dos maiores compromissos desta administração portuária, pelo que a promoção de eventos que robusteçam a capacidade de resposta a este tipo de situações é essencial para o reforço da segurança marítima dentro da área de jurisdição do Porto de Sines.