Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTUDO

Sustentabilidade corporativa dos portos portugueses

Respondendo a convites à realização de estudos que examinem a sustentabilidade empresarial (SC) em contexto portuário, este estudo analisa o caso português, visto que é pouco conhecido, apesar de algumas iniciativas pioneiras dos portos portugueses como o desenvolvimento da Janela Única Logística.

Seguindo uma abordagem qualitativa, as informações foram colectadas por meio de entrevistas semiestruturadas, notícias e vídeos disponíveis publicamente, sites de portos marítimos e relatórios. Partindo do modelo de Oliver (1991), que combina a teoria institucional e a perspectiva da dependência de recursos, estendemos a teoria adicionando a visão baseada em recursos para analisar os fatores institucionais que preveem as respostas estratégicas dos portos marítimos à CS.

As nossas conclusões sugerem que, embora a interpretação da SC pelos portos portugueses tenha subjacente uma estratégia de aquiescência, a forma como a SC é colocada em prática revela uma estratégia de compromisso. As estratégias de CS relacionam-se com a legitimidade dos portos marítimos e revelam grande dependência dos portos marítimos do seu contexto institucional externo, resultando numa relação porto- cidade harmoniosa e promovendo a coerência entre as pressões institucionais e as normas organizacionais, voluntariamente difundidas num contexto de grande interligação.

Estudo da autoria de Solange Santos, Lúcia Lima Rodrigues e Manuel Castelo Branco.

Versão original, em inglês

Versão em português (tradução da Google)