Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portugal, Espanha e França anunciam Corredor de Energia Verde

O Presidente francês, Emmanuel Macron, deixou cair os obstáculos ao gasoduto ibérico, que deverá transportar combustível do Porto de Sines até à Europa central.

O acordo, anunciado esta quinta-eira por António Costa e pelo Primeiro-Ministro espanhol, Pedro Sánchez, permite estender o gasoduto que já liga Sines a Celorico da Beira. A partir daqui serão construídos mais 86km, até à fronteira com Espanha, e o governo espanhol assegura a construção do segmento do gasoduto até Zamora, e depois até Barcelona.

Os três governos chamam-lhe "corredor verde" e destina-se sobretudo a transportar hidrogénio verde, podendo também garantir o fornecimento de gás natural.

Os líderes de Portugal, Espanha e França deram um passo para acelerar "o desenvolvimento das interconexões energéticas", numa reunião, esta quinta-feira, antes da cimeira da União Europeia, em Bruxelas, criando um novo Corredor de Energia Verde. A ideia será desenvolvida numa reunião a 9 de dezembro, em Alicante (Espanha).

Em comunicado conjunto, afirmaram que este corredor permitirá "completar o mercado energético da União Europeia e reforçar a transição energética no âmbito do Pacoto Ecológico Europeu, nomeadamente ao facilitar o acesso a fontes e rotas de energia alternativas para a Europa".

"Este acordo permitirá complementar a interconexão entre Portugal e Espanha, entre Celorico da Beira e Zamora, e também fazer uma ligação entre Espanha e o resto da Europa, ligando Barcelona a Marselha por via marítima. É um gasoduto vocacionado para o hidrogénio verde e outras gases renováveis e que, transitoriamente, poderá ser utilizado também para o transporte de gás natural até uma certa proporção", disse o primeiro-ministro português, aos jornalistas, à chegada para a cimeira.

António Costa acrescentou que o primeiro pilar é já decisivo para ampliar a capacidade portuguesa no mercado europeu porque Espanha representa 40 milhões de consumidores: "Só facto de chegarmos à fronteira com a Espanha já é para nós uma enorme mais-valia. Significa que aumentamos a nossa capacidade de conexão a um mercado que não tem apenas os nossos 10 milhões (de consumidores), mas um total de 60 milhões, no conjunto da Península Ibérica".

mais detalhes