Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Bolloré Logistics e Hapag-Lloyd comprometidas com o transporte marítimo sustentável

A Bolloré Logistics assinou um acordo com o parceiro estratégico Hapag-Lloyd de modo a promover o uso de biocombustível marinho e contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa relacionadas com o transporte marítimo.

O comprometimento das empresas para uma alocação semanal de 100 TEUs transportados com biocombustível teve início no dia 1 de setembro, permitindo uma redução de cerca de 1.500 toneladas de emissões de CO2 no Well-to-Wake (processo desde a produção de combustível e entrega até ao uso de navios a bordo e todas as suas emissões produzidas) até ao final do ano.

É de ressalvar que há muitos anos que a Bolloré Logistics trabalha numa estreita colaboração com as empresas de transporte para ajudar os seus clientes a reduzir a sua pegada de carbono. Hoje, os biocombustíveis avançados para transporte marítimo são reconhecidos como a solução mais descarbonizada disponível no mercado, dado que são feitos de matérias-primas sustentáveis, como óleo de cozinha usado, outros resíduos ou lipídios residuais e podem reduzir as emissões de CO2 em mais de 85% em comparação com os combustíveis fósseis.

Irwin Lefebvre, Diretor de Compras Oceânicas da Bolloré Logistics, declara que a empresa é líder no transporte marítimo global e que a “descarbonização no setor de transporte marítimo é essencial. É por isso que nos comprometemos com a compra de biocombustíveis avançados, incentivando o setor a desviar-se dos combustíveis fósseis, permitindo que os nossos clientes reduzam o impacto ambiental dos seus transportes. Esta parceria reflete a nossa determinação de seguir nessa direção a longo prazo e impulsionar a mudança para soluções de transporte mais sustentáveis”.

Ademais, esta parceria reforçará os acordos de longa data entre os dois parceiros estratégicos e os compromissos assumidos no programa de RSE da Bolloré Logistics, “Powering Sustainable Logistics”, incluindo a redução das suas emissões de CO2 de Escopo 3 geradas pelas operações de transporte em 30% até 2030. Uma meta ambiciosa, bem abaixo da trajetória de 2°C, o que implica colocar uma oferta sustentável no centro das suas operações.

Em 2021, a Bolloré Logistics anunciou o lançamento da SEAalternative, uma oferta baseada no uso de combustíveis alternativos para oferecer aos seus clientes a melhor abordagem eco-responsável do transporte marítimo, a fim de reduzir as emissões de carbono. Esta solução, oferecida a preço de custo, refere-se a envios pontuais ou regulares efetuados por vários transportadores em rotas geográficas específicas.

fonte