Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

O maior navio de madeira do mundo está em Lisboa e aberto a visitas

Está em Lisboa "o maior navio transoceânico de madeira do mundo", o Götheborg of Sweden. Antes de atracar, o navio disparou uma salva de tiros ao passar pela Torre de Belém.

O Götheborg está a caminho da Ásia e Lisboa é a oitava escala na Expedição Ásia 2022/2023. Está em Lisboa até esta sexta-feira, 9 de Setembro, estando atracado no Cais Rocha Conde de Óbidos, em Alcântara, e aberto ao público para visitas durante a sua escala. Os bilhetes podem ser adquiridos online, sendo que a entrada a bordo custa 15 euros.

O Götheborg of Sweden é uma réplica em tamanho real de um navio sueco do século XVIII da Companhia das Índias Orientais que afundou ao largo de Gotemburgo em 1745 e está de visita a Lisboa pela primeira vez desde que foi lançado à água, em 2003.

“A cidade de Lisboa orgulha-se de fazer parte do percurso do navio Götheborg na sua expedição”, afirmou Alberto Laplaine Guimarães, Secretário-Geral da Câmara de Lisboa, citado por um comunicado da promotora do veleiro. "A presença deste navio no rio Tejo é um momento grandioso e um evento emocionante para a cidade, que nos dará a oportunidade para conhecer melhor esta expedição, cuja missão se baseia em valores humanos, na inovação e na sustentabilidade.".

O navio está a empreender uma expedição de dois anos, a Expedição Ásia 2022/2023. Seguindo os passos históricos do navio original do século XVIII, o objetivo desta expedição consiste em promover as relações comerciais entre a Europa e a Ásia. O Götheborg vai navegar pela Europa em 2022, permanecendo no Mediterrâneo durante o inverno e seguindo para a Ásia em março de 2023. Em setembro de 2023, chega ao destino final da expedição, Xangai. O navio partiu de Gotemburgo a 8 de junho de 2022 e, desde então, já passou por Helsingborg, Helsínquia, Estocolmo, Copenhaga, Oslo, Londres e Bremerhaven. A próxima paragem depois de Lisboa será Málaga.

Quem estiver interessado, pode navegar como membro da tripulação na rota Lisboa - Málaga e nos percursos seguintes. As candidaturas para se juntar à viagem estão abertas a qualquer pessoa. O navio conta com cerca de 20 tripulantes profissionais, sendo que os restantes 50 membros que integram a tripulação do convés são cidadãos comuns que viajam "pela aventura, experiência e oportunidade de aprender a navegar num navio do século XVIII", explica o comunicado.

A história do atual Götheborg of Sweden começa em 1984, com o início da escavação marinha do navio original Götheborg. Em 1995, começa a construção da sua réplica e oito anos depois, em 2003, o navio é lançado ao mar. Entre 2005-2007, o navio navegou a rota histórica para a Ásia e de volta.