Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Bolieiro destaca «exemplo internacional» da Lotaçor no uso de tecnologia

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve na Lota de Ponta Delgada, onde tomou contacto com as novidades tecnológicas da Lotaçor — Serviço de Lotas dos Açores, nomeadamente o sistema electrónico de venda de pescado, vincando que a empresa é um “exemplo internacional” nesta área.

“A Lotaçor é um activo do nosso Sector Público Empresarial Regional, da economia azul e da fileira das pescas. Hoje vim, a propósito de um desafio feito na ilha do Faial, para conhecer e valorizar a tecnologia que a Lotaçor hoje aplica, que é uma referência de excelência que nos capacita para ser um exemplo internacional”, vincou o Presidente do Governo.

José Manuel Bolieiro falava ladeado pelo Secretário Regional do Mar e Pescas, Manuel São João, e pela Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, Catarina Martins.

Para o presidente do Governo, é necessário promover na economia azul um “desenvolvimento sustentável”, assente “não na quantidade, mas na qualidade e na excelência” e no “aumento do valor acrescentando”, o que irá permitir um “rendimento justo” a toda a fileira, sempre com a promoção do “objectivo de preservação e conservação” da biodiversidade.

“Temos a certeza de que esse é o rumo e dele não tiraremos qualquer recuo. Antes um avanço concertado com o processo de participação com os ‘stakeholders’, diálogo e ajustadas compensações para mitigar o tempo de transição que isso implica”, considera José Manuel Bolieiro.

Lotaçor

A Lotaçor é a maior empresa da pesca dos Açores e uma das maiores empresas da economia do mar, estando representada em cerca de 50 freguesias piscatórias, nas 9 ilhas dos Açores.

A empresa tem 41 anos de história e uma equipa de 200 trabalhadores, espalhados por diferentes unidades de negócio, tais como: lotas, postos de recolha, entrepostos frigoríficos e portos de pesca, e afectos a diferentes áreas de negócio: primeira venda de pescado, venda de gelo, congelação e armazenagem de congelados e prestação de serviços nos núcleos e portos de pesca.

A Lotaçor pertence ao Sector Público Empresarial da Região Autónoma dos Açores e tem por objecto a prestação de serviços de primeira venda de pescado, bem como o apoio ao sector da pesca e respectivos portos nas nove ilhas do arquipélago, sendo duplamente tutelada pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas e pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

fonte