Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

IH no Projecto «SimShore», para um serviço operacional de actualização da topo-batimetria do litoral

Este projecto pretende construir um protótipo de um serviço para a actualização operacional da topo-batimetria do litoral fazendo uso de todas as metodologias disponíveis, essencialmente aquelas baseadas em sensores remotos para observação da superfície do oceano. Será dada especial ênfase à derivação batimétrica pela cor do oceano bem como à inversão do campo de ondas de superfície observada em baixa altitude com veículos autónomos.

O consorcio SimShore inclui 5 parceiros e é liderado pela DEIMOS. É constituido por 3 parceiros de Portugal e 1 da Noruega, incluindo o IH, a PIXAIR, a FCT.UNL, a NORCE.

O IH estará envolvido na estimação da batimetria utilizando a inversão do campo de ondas e a análise da cor da água, com dados adquiridos por UAV. Os hidrografos e especialistas do IH irão avaliar vários casos de estudo em locais especificos em Portugal.