Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Praias de Portimão continuam a coleccionar distinções
Ao longo deste Verão, as estâncias balneares de Portimão voltam a hastear diversos galardões que certificam os seus muitos atributos e que atraem ao concelho milhares e milhares de turistas. Destaque para a «Bandeira Azul», símbolo da União Europeia que ondula na Praia da Rocha, Marina de Portimão, Três Castelos, Vau, Três Irmãos, Torralta e Alvor, comprovando o cumprimento de critérios como a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e os equipamentos, bem como a segurança e os serviços. Galardão qualitativo reservado a praias, portos de recreio e marinas, a «Bandeira Azul» é hasteada nas praias de Portimão desde 1987, tendo como objetivo principal elevar o grau de consciencialização para a necessidade da proteção do ambiente marinho e costeiro.
Também a bandeira «Praia Acessível – Praia para Todos» está de regresso às praias da Rocha, Vau, Três Irmãos, Torralta, Alvor e Marina, novamente distinguidas por cumprirem requisitos como os acessos pedonais sem obstáculos para pessoas com mobilidade condicionada, o estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com mobilidade condicionada, as passadeiras sobre o areal e a existência de instalações sanitárias adaptadas, entre outros fatores. Considerada uma das mais emblemáticas estâncias balneares portuguesas e ex-libris do Algarve, a Praia da Rocha voltou igualmente a merecer este ano o Grau Qualidade de Ouro, atribuído pela associação ambientalista Quercus.
Com acesso facilitado para portadores de deficiência, a Praia da Rocha possui um renovado passadiço de 1,4 quilómetros, ao longo do qual funcionam diversos restaurantes e bares, bem como um parque infantil e duas áreas desportivas. Para esta intervenção de fundo foram usadas madeiras com características mais resilientes e adaptadas às especificidades da zona, localizada a poucas centenas de metros do mar, sendo também instalados um novo sistema de iluminação, o que permite uma experiência mais agradável e segura, sobretudo durante os passeios noturnos, e uma rede pública de wireless, no sentido de facultar o livre acesso à internet em toda a área.
Desse modo, foram fortalecidos os atrativos que fazem da Praia da Rocha o local de férias eleito por cada vez mais veraneantes de todos os quadrantes e latitudes, não espantando a recente renovação do título «Cinco Estrelas» na sua categoria, distinção já recebida em 2019, ano em que foi a campeã nacional absoluta dos hashtags no Instagram, com mais de 62 mil partilhas nesta rede social. O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe no país ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional. Em resultado dessa avaliação, é publicado online o «Portugal guia-Te 2022», já em terceira edição, que realça os méritos da Praia da Rocha, nomeadamente “a fabulosa vista panorâmica sobre a linha da costa desfrutável num dos dois miradouros da praia”, assim como “a areia limpa e clara, as águas cristalinas que refletem todos os tons de azul, as rochas caprichosas, o esplendor do sol, numa paisagem natural de cortar a respiração, tal a beleza”.
Referência final para o motor de pesquisa Holidu.pt, onde a Praia da Rocha lidera a lista relativa à demanda dos turistas por casas de férias em zonas balneares portuguesas para este Verão, com uma média de 12 mil e 100 consultas/mês, facto que atesta a relevância deste destino turístico.