Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL

Auditório Infante D. Henrique acolhe Seminário «Sustentabilidade Ambiental e Economia do Mar»

O Auditório Infante D. Henrique, da APDL, acolheu a 14 de julho o Seminário " Sustentabilidade Ambiental e Economia do Mar ", promovido pela CEV – Confraria Europeia da Vela.

No âmbito da passagem dos participantes da regata "Discoveries Race 2022" 500 Anos da Viagem de Circum Navegação Fernão de Magalhães/Sebastião del Cano, a par com a actividade desportiva náutica, entendeu a CEV – Confraria Europeia da Vela (Porto), que seria oportuno, entre outras iniciativas que pretende realizar, trazer à discussão e debate o tema ambiental, os oceanos, a sua protecção, defesa e exploração sustentável.

A sessão de abertura deste seminário contou com a presença do Administrador da APDL, Joaquim Gonçalves, que destacou a importância das temáticas abordadas que, pela sua atualidade, importa debater e à qual a APDL não pode deixar de se associar, ao definir a estratégia de se afirmar como um porto de referência internacional, na transição para um sistema energético baseado na utilização de recursos naturais próprios, com a ambição de ser um porto autossuficiente e com emissões zero, atingindo a neutralidade carbónica em 2035, antes das metas definidas pelo European Green Deal.

Integraram o painel de Oradores, o Almirante António Silva Ribeiro – Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas; Carlos Silva Costa - Economista (Ex- Governado do Banco de Portugal; António Rios Amorim – Gestor, CEO do grupo Amorim, Presidente da COTEC; Miguel Marques - Economista, especialista em Economia do Mar e moderação a cargo de Isabel Gonçalves Furtado – Gestora, CEO da empresa TMG Automotive e administradora executiva do CEIIA.

O seminário integrou ainda um conjunto de atividades para homenagear os grandes navegadores portugueses, alertando para o aquecimento global e a exploração sustentável dos recursos marítimos.