Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

«SINES - A VARANDA DO OCEANO»

Um livro que pretende «cultivar a alegria do povo de Sines que se oferece ao mundo»

O livro “Sines – A Varanda do Oceano” foi recentemente apresentado em Sines. Coordenada por José-António Chocolate, a obra inclui, para além de fotografias de vários autores, 22 poemas do coordenador, que também prefacia a obra.

Um livro que pretende “cultivar a alegria do povo de Sines que se oferece ao mundo”, conforme sinaliza o prefácio:
“Nunca é demais realçar as virtudes do mar, tanto mais deste mar de Sines, desta baía única que dizem estar na génese do seu nome, que na sua simplicidade natural tudo dá a esta terra de gente nascida e criada a ver o mar e a dele tirar o seu sustento. Uma verdade inquestionável que, sendo simples, tivemos pretensão de a retratar pela palavra e pela lente avisada, procurando transmitir pelo pormenor a grandiosidade da azáfama, da beleza, da esperança, das angústias e de um horizonte sem medida, que alimenta a ambição das suas gentes. E a tudo isto, acrescentar pormenores significativos de uma história rica que nos conta outras estórias de um local privilegiado e abençoado pela mãe natureza”.

José-António Chocolate, Assessor da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), recorda que, sendo ele “um homem de sequeiro, nascido e criado em terras da raia”, se deixou “cativar pelo mar, este mar multicolor que passou a ser essência” da sua profissão e da sua residência.

Edição da Junta de Freguesia de Sines.

......................................................................................................................................

José-António Chocolate, economista, nasceu em Santa Eulália, Elvas. Vive em Setúbal. Muito jovem começou a publicar poemas em jornais e revistas. Foi o principal dinamizador do GPES- Grupo de Poetas e Escritores Setubalenses (1984-1991). É membro da Sociedade Portuguesa de Autores da APEL e da Associação "Casa da Poesia" de Setúbal. Colabora em jornais e revistas regionais, na publicação de livros de outros autores, incluindo algumas Notas de Apresentação e Prefácios. Tem integrado o Júri de Prémios de Poesia (entre os quais de Bocage e de Sebastião de Gama).

Entre outras obras, é autor de "Mel de Amoras" (1986), "Metamorfoses do Silêncio" (1990), "Caminhos do Silêncio" (2000), "Íntimos Afectos" (2006), "Escrito(s) no Ar" (2006), "Todos os Afectos" (2012), "Este Tempo que nos Come" (2014), "Moinante de Silêncios e de Afectos" (2016), "Santa Eulália, flor do Alto Alentejo – aldeia de memórias e de afetos" (2018) e de "A Voz das Palavras" (Filigrana Editora, 2020). Publicou ainda, com o nome de Chocolate Contradanças, os livros de poesia "Ninfite – Mal de Poeta" (1981) e "Gente sem Resposta" (1983).


 

















Artigos relacionados:

  • Azul do Mar de Sines
  • Navio