Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Tecnologia da Roma Antiga inspirou um novo barco luxuoso

O Domus é um novo conceito de trimarã inspirado numa tecnologia da Roma Antiga. A embarcação de luxo planeia ser emissões zero.

Os antigos romanos foram responsáveis por invenções que mudaram a nossa vida para sempre. Estradas, aquedutos e saneamento foram algumas das maiores proezas deste povo, que ainda hoje são cruciais para as mais diversas sociedades.

Agora, um novo conceito de trimarã é inspirado em casas térreas construídas no tempo da Roma Antiga. A embarcação chama-se Domus e foi criada pela Van Geest Design, em parceria com a Rob Doyle Design, escreve a Interesting Engineering. Aliás, “domus” é a palavra latina para “casa”.

Um trimarã é uma embarcação leve, movida a vela, semelhante a um catamarã, mas assente em três cascos em vez de dois.

Tal como as antigas casas romanas, o barco é conectado através de um átrio central. O trimarã tem quase 800 metros quadrados, divididos num interior de dois decks e seis cabines de hóspedes, incluindo duas suítes. Tem ainda cinema, salão, bar, ginásio, piscina e spa.

O Domus combina energia solar, hidro-regeneração e tecnologia de célula de combustível a hidrogénio, tornando-se o primeiro iate de emissões zero com mais de 750 toneladas. A embarcação vai gerar energia suficiente durante o dia para conseguir funcionar durante a noite.

Em última instância, o Domus tem ainda uma vela, que permite que o trimarã se mova também ao sabor do vento.

No ano passado, Hannah Hombergen e George Lucian também revelaram um conceito de um trimarã, de baixas emissões, chamado “Bond Girl”.

Apesar de serem altamente promissores, há uma probabilidade não-nula de que estas embarcações luxuosas e amigas do ambiente nunca saiam do papel e não passem de conceitos para realidade.

fonte