Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Comunidade Portuária e Logística de Sines na Assembleia Geral do Projecto PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) participou na primeira Assembleia Geral presencial do #PLANETproject.

A reunião, dividida em dois dias, teve lugar em Valência e contou com a representação de todos os parceiros do projecto, permitindo um maior alinhamento e conhecimento sobre os avanços do projeto.

O Projeto PLANET - Progress towards Federated Logistics through the Integration of TEN-T into a Global Trade Network tem como objetivo acelerar a transição colaborativa para a Internet Física no contexto das novas rotas comerciais emergentes da RTE-T, garantindo a integração através de I&D.

A CPLS integra o projeto através de um “Caso de Uso” aplicado ao Porto de Sines, no qual está previsto o estudo de novas ferramentas digitais que reforcem a projeção internacional da JUL – Janela Única Logística, assim como a extensão até Sines da ligação ferroviária entre a China e a Europa.

O primeiro dia concentrou-se em torno do ponto de situação dos Living Labs e das respetivas soluções técnicas e terminou com uma visão consolidada da arquitetura de plataforma e da integração dos vários serviços. Já no segundo dia incluiu duas sessões de apresentação Work Package 1: EU-Global T&L Networks e contou ainda uma breve introdução dos objetivos e metodologia do modelo de negócios do PLANET.

O consórcio conta com 28 entidades de diversos países e este tipo de ações são uma oportunidade para promover internacionalmente a plataforma portuária, logística e industrial de Sines, reforçando a notoriedade que a marca “Sines” tem vindo a registar nos últimos anos, associada à digitalização e à transição “verde”.