Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

A Apat e o reconhecimento da Excelência

Em 2013 a Apat criou o Selo de Excelência, um estatuto para distinguir os associados que, além dos requisitos legais de acesso à atividade, se regem por padrões considerados fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa de excelência, com competência distintas e que merece a confiança dos clientes – no fundo, as empresas que, na expressão inglesa, “go the extra mile”.

Um dos principais objetivos de todas as empresas será atingir a excelência. Mas porquê? Será esta uma verdadeira vantagem competitiva? A resposta é fácil: claro que sim!

Após diversos anos de Selo de Excelência, em 2021 a Apat redefiniu alguns dos critérios para a obtenção deste importante estatuto. Os clientes de um transitário com Selo de Excelência sabem que têm ao seu lado profissionais idóneos que, além da garantia de solidez financeira, investem na formação e capacidade técnica dos seus colaboradores para que o processo de exportação/importação de mercadorias corra da melhor forma.

O mais importante para as empresas que pretendam obter o Selo de Excelência é entender a necessidade de adaptação e constante melhoria para assim acompanhar a evolução da atividade transitária. Foi esse o principal motivo para as alterações aos requisitos impostos para a obtenção deste estatuto em 2021 – garantir que as empresas de excelência se mantêm na vanguarda do sector.

Um Selo de Excelência rege-se pela eficiência interna e, por consequência, externa, como forma de ser maior e mais relevante no sector, sendo uma referência para parceiros, clientes, fornecedores e instituições, nacionais e internacionais.

Para a Apat continuar a ver os Selos de Excelência em crescimento é o melhor resultado possível. Assim, a Apat agradece a todas as empresas com o estatuto de Selo de Excelência o seu empenho no desenvolvimento das respetivas empresas e enaltece o esforço diário em nome de um sector que trabalha diariamente para que Portugal seja uma referência no comércio internacional.