Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ruben Eiras - Secretário-Geral do Fórum Oceano

Madeira: o Laboratório Atlântico do Oceano Digital

A Região Autónoma da Madeira tem condições excepcionais para se afirmar como um laboratório de inovação das tecnologias digitais para o oceano.

Se é verdade que as ilhas são penalizadas pelos custos de insularidade, também é um facto que, pelas suas características geográficas, podem funcionar como postos avançados para a investigação e inovação em algumas das cadeias de valor da economia do mar.

Com efeito, era essa a função geoestratégica das ilhas na era dos Descobrimentos e nos tempos da navegação com base na energia eólica. Os territórios insulares funcionavam como entrepostos para abastecimento de alimento, combustível e também para comércio.

O caso do arquipélago da Madeira é ainda mais vincado neste aspeto. Foi nesta região insular que Portugal afinou o modelo de exploração económica da indústria do açúcar, para a expansão ultramarina que se verificou no Atlântico Sul, sobretudo no Brasil. A Madeira foi o laboratório de inovação de um modelo industrial bem-sucedido.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mas a oportunidade de inovação de negócio mantém-se. Uma das cadeias de valor da economia do mar que pode ser desenvolvida na Madeira é a das tecnologias digitais para o oceano.

O mar é um ambiente hostil para a recolha de informação, pois o ambiente líquido e com diferentes níveis de pressão coloca grandes desafios na tecnologia de instrumentação. Não só o som, a imagem e os aromas propagam-se de forma diferente no oceano do que na atmosfera ou no vácuo, como também os materiais têm de ter uma resiliência especial.

para ler na íntegra aqui