Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
CEiiA exibe em Londres o seu ASV
Foi recentemente apresentado no rio Tamisa, em Londres, o veículo autónomo de superfície ORCA, desenvolvido em Portugal de raiz pelo CEiiA para utilizações como cartografia, monitorização ambiental, vigilância e missões de segurança e defesa marítima, com recolha de dados e controlo de perímetros portuários e estruturas subaquáticas (oleodutos e gasodutos, návios naufragados, submarinos ou minas). É esta, aliás, uma das valências do ORCA que maior atenção recebeu por parte dos visitantes da Oi - Oceanlogy International 2022, o maior evento mundial dedicado ao setor do mar.
Esta foi a primeira vez que Portugal colocou no rio Tamisa um ASV, demonstrando as potencialidades da tecnologia nacional e a mais recente geração de sistemas robóticos para o oceano que o CEiiA tem vindo a desenvolver e a operar. Este sistema já foi, aliás, testado num exercício militar de Sistemas Marítimos Não Tripulados: REP MUS 2021, co-organizado pela Marinha Portuguesa, o Centro da Organização de Ciência e Tecnologia da NATO para a Investigação e Experimentação Marítima (NATO STO CMRE) e a NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI).
O ORCA dispõe, ainda, de uma área de payload desenhada para servir como plataforma multifunções, podendo adaptar-se rapidamente a diferentes cenários e missões, suportando alguns dos sensores batimétricos mais avançado do mercado (SEABAT T50-P ou Imagenex DT101Xi), sendo capaz de integrar outros equipamentos até 100kg de peso máximo. A par disto, o sistema robótico do ORCA oferece um conjunto de serviços para múltiplas aplicações como batimetria, amostragem de parâmetros da água, missões cooperativas com outros veículos e inspeções. No seu desenvolvimento foi integrada a capacidade de conectividade que pode enviar dados para o Data Center do CEiiA, onde podem ser processadas outras camadas de informação de acordo com as necessidades de cada utilizador.
Além do exercício promovido pela Marinha Portuguesa e a NATO, já foram realizados testes de batimetria (Porto de Aveiro e Porto de Leixões, em Portugal) em colaboração com o IPMA, o IH e a IIC Technologies (empresa especializada em serviços de cartografia marinha), e mostrou que pode fornecer dados específicos com precisão, que pode obter conformidade com Standard S-44 da IHO (Organização Hidrográfica Internacional).