Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SINES

Memórias da Praia de São Torpes registadas em livro

No âmbito das comemorações do Dia do Município, o Museu de Sines apresentou no Centro de Artes de Sines o livro “Memórias da Praia de São Torpes”, catálogo da exposição com o mesmo título que esteve patente no Museu Nacional de Arqueologia em 2016 e em Sines em 2017, conforme divulgado pelo município.

Incluindo os textos do seu coordenador, Ricardo Estevam Pereira, o livro contém contributos de 13 autores: Luísa Bruno, Vítor Serrão, Isabel Inácio, Paulo Almeida Fernandes, Virgílio Hipólito Correia, Maria José Botelho, Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva, Deolinda Folgado, Rui Mendes, José António Falcão e Ana Labarta.

Da devoção religiosa à arqueologia, da natureza às figuras históricas, do uso para lazer às transformações da indústria, “Memórias da Praia de São Torpes” permite conhecer melhor, em extensão e profundidade, uma das praias portuguesas mais ricas em património cultural.

A lenda e o santo que dão nome à praia, a jangada tradicional, os arqueólogos que, desde o século XVI, por ali passaram, os restaurantes e a chegada do Gabinete de Área de Sines são alguns dos temas abordados.

O projeto “Memória da Praia de São Torpes”, incluindo o catálogo agora lançado, teve o apoio do programa Tradições da EDP Produção.

Além do coordenador, Ricardo Estevam Pereira, e do presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, estiveram presentes na apresentação da obra representantes do Museu Nacional de Arqueologia (Filomena Barata) e da EDP (Augusto Grácio).

fonte