Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Venha ouvir os sons debaixo de água no Aquário Vasco da Gama

O Aquário Vasco da Gama (AVG), da Marinha Portuguesa, tem patente uma exposição temporária onde poderá ouvir sons captados debaixo d’água.

​​Esta é uma acção no âmbito do projeto FishNoise e tem como objetivo sensibilizar os visitantes para a importância do som no ambiente marinho e para alertar para a problemática da poluição sonora.

Através de uma instalação interativa no início da visita e a possibilidade de utilizar o telemóvel para ouvir sons subaquáticos junto a aquários selecionados, a visita ao AVG será ainda mais interessante. O grande destaque vai para os peixes que usam o som para obter informação importante do ambiente (como detetar um predador ou uma presa) e para comunicar entre si (há muitos peixes que produzem vocalizações por exemplo durante a reprodução). No entanto, atualmente o ruído causado por diversas atividades humanas domina a paisagem acústica dos oceanos e águas costeiras, o que levou os investigadores a estudar o efeito do ruído dos barcos nos peixes. Foi neste âmbito que surgiu o projeto FishNoise.

O principal objetivo do projeto FishNoise foi a investigação do impacto nos peixes do ruído provocado pela atividade humana, com ênfase em duas espécies modelo: o xarroco (Halobatrachus didactylus) e a Corvina (Argyrosomus regius). O xarroco, um peixe comum no estuário do Tejo, é uma espécie muito utilizada para estudar a comunicação acústica nos peixes.

A equipa do FishNoise descobriu que o ruído provocado pela atividade humana afeta o comportamento acústico destas duas espécies de peixes, podendo afetar negativamente a sua reprodução. Diminui também a capacidade de ouvir os sons de peixes da mesma espécie e aumenta o stress nos indivíduos.

Mais informações em fishbioacoustics.pt/fishnoise-pt