Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães celebrados na Expo Dubai

Na Expo Dubai, é esta a peça de arte urbana do artista português Bordalo II, “Pinguins de Magalhães”, feita com plástico dos oceanos, que celebra os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. Um projecto viabilizado pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação e que representa o compromisso de Portugal com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A cerimónia de inauguração, na Expo Dubai, contará com uma participação especial dos Pauliteiros Mirandeses de Palaçoulo e um momento musical com Luísa Amaro e Gonçalo Lopes, na guitarra portuguesa.

A celebração dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães na Expo Dubai, resulta da assinatura de um protocolo entre a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), no âmbito da presença portuguesa na exposição mundial Expo Dubai, a realizar entre 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.

Uma cerimónia que contou com a presença do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

O compromisso foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da AICEP, Luís Castro Henriques, e pelo Presidente da Estrutura de Missão, José Marques. A cerimónia contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e do Comissário Geral de Portugal para a Expo Dubai, Celso Guedes de Carvalho.

O protocolo assinado destina-se a enquadrar a operacionalização de ações, no âmbito da Expo Dubai, que valorizarão o legado cultural, científico e tecnológico associado à viagem de Circum-Navegação. As iniciativas previstas são, para além da instalação de uma escultura de Street Art do artista Bordalo II, a inaugurar no Pavilhão de Portugal, no Dia das Nações Unidas na Expo Dubai; e a realização de um espetáculo que sensibilizará as novas gerações para a sustentabilidade dos oceanos.

fonte