Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Bauhaus do Mar chega a Veneza para pôr a Europa a bordo de uma ideia

Depois de lançar a ideia em Portugal, o Bauhaus do Mar estende-se a Itália para entrar em velocidade de cruzeiro. No início de 2021, a Comissão Europeia lançou o Novo Bauhaus Europeu, um movimento para aliar a transição climática à cultural. Logo surgiu em Portugal um grupo de trabalho que quer adaptar essa ideia ao mar, tomando as artes como ponto de partida. Este projecto teve o seu primeiro momento numa conferência no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa, em Maio. Veneza subiu a bordo e segunda-feira começou uma conferência que é organizada pela universidade e pelo município da cidade italiana e que conta com académicos e responsáveis políticos locais, portugueses e europeus.

“Lançámos esta ideia de um Bauhaus do Mar como um projecto que pudesse beneficiar Portugal e levantasse questões importantes de sustentabilidade e de futuro, não só sobre o ambiente construído, mas também sobre a interacção das linhas costeiras com o mar”, introduz o professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST) e coordenador do grupo de trabalho do Bauhaus do Mar, Nuno Jardim Nunes. “À medida que o projecto foi ganhando visibilidade e dimensão, os colegas de Itália, que estavam a tentar preparar uma candidatura isolada, juntaram-se a nós e decidiram que Lisboa e Veneza seriam as duas cidades farol do projecto”, refere, para contar a história desta conferência que começa hoje, no Arsenal de Veneza, e termina amanhã. Este consórcio envolve também a região do delta onde estão Antuérpia e Roterdão e o estreito de Orsund, entre Malmo e Copenhaga.

para ler na íntegra aqui