Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Governo da Madeira sensibiliza pescadores para problemática dos plásticos no mar

O secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira presidiu à sessão de formação/sensibilização aos pescadores para a problemática dos plásticos no futuro das pescas da Região. A acção decorreu nas instalações da Lota do Funchal, na zona do leilão do pescado, contando também com a presença do dos directores regionais do Mar e das Pescas.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do projecto OceanLit. “Depois das várias acções de formação, os pescadores vão ter nos portos de pesca recipientes para a colocação dos lixos que venham a recolher dos mares. As embarcações que aderirem ao projecto vão passar a ostentar uma bandeira”, refere uma nota de agenda do Executivo madeirense.

É a primeira vez que o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Mar e Pescas, realiza acções de formação/sensibilização dirigidas aos pescadores e armadores.

Projecto OceanLit

O projecto OceanLit, lançado em Outubro de 2020, tem como principal objectivo reduzir os detritos marinhos por forma a conservar e/ou recuperar os espaços naturais protegidos costeiros e marinhos nos arquipélagos oceânicos, através da produção de conhecimento para identificação do problema indo ao encontro das soluções, da melhoria das instalações para gestão do desperdício, sensibilização dos usuários e público em geral.

A Direcção Regional das Pescas intervém nas seguintes acções:

Actividades de pesca ao lixo (Fishing for litter);
Avaliação das estruturas de recepção de lixo proveniente da pesca nos portos e embarcações de pesca, melhoramento das facilidades;
Viabilidade de economia circular, produtos e plano de negócio;
Material de divulgação, jornadas informativas e de sensibilização junto dos pescadores.

Agricultura e Mar Actual