Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Economia do Mar representa 53 mil entidades em Portugal e 4% do emprego nacional
Está agendado para o dia 9 de outubro o início do ciclo de Jornadas de Inovação e Transferência de Conhecimento, do projeto INOVSEA, que vai decorrer na Incubadora Mar & Indústria, na Figueira da Foz.
Nas palavras do Presidente da AEVC, Manuel Cunha, “explorar e potenciar as redes de inovação e cooperação empresarial e inter organizacional na promoção da competitividade é o objetivo principal destas Jornadas de Inovação”.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Economia do Mar representa atualmente 53 mil entidades, em Portugal, sendo já, 5,4% do VAB da Economia Nacional, 5,1% do Produto Interno Bruto de Portugal e 4% do emprego nacional.
“No âmbito do INOVSEA, vão ser promovidas quatro Jornadas de Inovação que seguem uma das quatro temáticas do projeto – Inovar, Cooperar, Competir e Exportar – subdivididas pelas quatro grandes fileiras da Economia do Mar: Novos usos e recursos do mar; Construção, manutenção, reparação naval e Portos, transporte e logística; Recreio, desporto e turismo; e Pesca, aquicultura, transformação e comercialização dos seus produtos,” considera Nuno Lopes, Presidente da ACIF.
Na primeira sessão do evento estarão presentes o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e Assunção Cristas, como keynote speaker, bem como duas dezenas de entidades e empresas do setor.
O INOVSEA foi criado com o objetivo de potenciar a inovação nas PME que integram a Economia do Mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego.