Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Economia do Mar representa 53 mil entidades em Portugal e 4% do emprego nacional

Está agendado para o dia 9 de outubro o início do ciclo de Jornadas de Inovação e Transferência de Conhecimento, do projeto INOVSEA, que vai decorrer na Incubadora Mar & Indústria, na Figueira da Foz.

Nas palavras do Presidente da AEVC, Manuel Cunha, “explorar e potenciar as redes de inovação e cooperação empresarial e inter organizacional na promoção da competitividade é o objetivo principal destas Jornadas de Inovação”.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Economia do Mar representa atualmente 53 mil entidades, em Portugal, sendo já, 5,4% do VAB da Economia Nacional, 5,1% do Produto Interno Bruto de Portugal e 4% do emprego nacional.

“No âmbito do INOVSEA, vão ser promovidas quatro Jornadas de Inovação que seguem uma das quatro temáticas do projeto – Inovar, Cooperar, Competir e Exportar – subdivididas pelas quatro grandes fileiras da Economia do Mar: Novos usos e recursos do mar; Construção, manutenção, reparação naval e Portos, transporte e logística; Recreio, desporto e turismo; e Pesca, aquicultura, transformação e comercialização dos seus produtos,” considera Nuno Lopes, Presidente da ACIF.

Na primeira sessão do evento estarão presentes o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e Assunção Cristas, como keynote speaker, bem como duas dezenas de entidades e empresas do setor.

O INOVSEA foi criado com o objetivo de potenciar a inovação nas PME que integram a Economia do Mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego.

fonte