Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Fórum Oceano e Governo da Madeira firmaram parceria de aposta na Economia Azul

A Fórum Oceano, responsável pela gestão do Cluster do Mar Português, e o Governo Regional da Madeira assinaram um Protocolo de Cooperação para promover a inovação empresarial e a atracção de investimento, contribuindo para a afirmar a Região Autónoma da Madeira como Região business friendly na dinamização da Economia Azul Sustentável.

Neste sentido, prevê-se a concretização de um conjunto de iniciativas com vista ao «reforço das vantagens competitivas da Região Autónoma da Madeira e da sua actividade económica instalada, designadamente, ações de capacitação empresarial, acções de promoção ou acções de informação e aconselhamento em inovação e transferência de tecnologia», explicou a entidade.

Da relação de cooperação entre a Fórum Oceano e o Governo Regional da Madeira prevê-se ainda o estímulo ao desenvolvimento de projectos que promovam um ecossistema de inovação e de atracção de actividades de elevado valor acrescentado, intensivas em conhecimento, tecnologia e inovação, e com forte interacção com entidades do sistema científico e tecnológico, contribuindo para a valorização da actividade económica, geração de riqueza e emprego qualificado em diferentes sectores da Economia Azul Sustentável da Região Autónoma da Madeira.

Madeira tem «elevadíssimo potencial» para ser «exemplo de sucesso»

«A Fórum Oceano está altamente motivada na celebração deste protocolo de cooperação com o Governo Regional da Madeira. A Região Autónoma da Madeira possui um elevadíssimo potencial para se tornar um exemplo de sucesso demonstrador da Economia Azul sustentável, em diversas frentes, contribuindo de forma decisiva para a diversificação da economia regional, em segmentos de alto valor acrescentado. Com efeito, a Madeira pode afirmar-se como um player relevante na aquacultura sustentável offshore, em toda a sua cadeia de valor, bem como criar um vibrante ecossistema de start-ups de serviços digitais para as várias áreas do Mar – como o shipping -, aproveitando as vantagens do cabo EllaLink [saiba mais sobre este tema aqui], ao qual a Região está conectada», comentou o Professor António Nogueira Leite, Presidente da Fórum Oceano.

Parceria com a Fórum Oceano visa criar «cluster regional de excelência»

«O Governo Regional da Madeira está altamente empenhado na dinamização e diversificação da economia do mar na Região. A celebração do protocolo de cooperação com a Fórum Oceano tem como objectivo alavancar a criação de um cluster regional de excelência europeia e mundial, um exemplo a seguir em outros territórios insulares do mundo. Já temos um sector marítimo-turístico bastante desenvolvido, mas temos de ir mais longe. A Economia Azul sustentável é um mar de oportunidades e a Região tem muitas valências para criar um cluster competitivo nesta área, em diversos sectores, como o alimentar, o digital, a construção naval modular, as energias renováveis e também na inovação da conservação marinha, com a emissão de uma blue bond para financiar a futura reserva natural das Ilhas Selvagens. Vamos fazer uma nova economia do mar, inovadora e sustentável», frisa a Presidência do Governo Regional da Madeira.

fonte