Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DGRM vai avançar com última fase da navegabilidade do Rio Guadiana

Em sessão presidida pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, foi dado um passo decisivo para a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) avançar com o projecto de navegabilidade do troço Pomarão–Mértola no rio Guadiana.

A sessão teve lugar nos Paços do Concelho de Mértola e, para além da DGRM, estiveram presentes os municípios de Mértola, Alcoutim e Castro Marim, as CCDR’s, o ICNF, a Docapesca, o Instituto Hidrográfico e a Capitania de Vila Real de Santo António.

A DGRM vai avançar com o projeto de navegabilidade do último troço até Mértola, o que contemplará a regularização de fundos em toda a sua extensão e a execução do assinalamento marítimo através de balizagem diurna e noturna do futuro canal de navegação. Complementarmente, deverão também ser realizadas intervenções nas infraestruturas de acostagem e movimentação de pessoas.

Recorde-se que a DGRM realizou nos últimos anos a recuperação do molhe quebra-mar da barra de acesso ao rio em Vila Real de Santo António, bem como a execução dos projetos de navegabilidade nos primeiros dois troços, ou seja, o troço entre VRSA-Alcoutim e Alcoutim-Pomarão.

Com a conclusão deste projecto, repõe-se a navegabilidade desta via de navegação interior, a qual assumiu no passado uma grande importância económico-social para as gentes do Baixo-Guadiana e que atualmente é uma grande aspiração deste território.