Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VW exporta carros com um toque de batatas fritas. E passa por Portugal

O Grupo Volkswagen está apostado em tornar sustentáveis todas as áreas da sua operação, mesmo a expedição de veículos. Daí que os navios a que recorre tenham vantagens do ponto de vista ambiental.

Num ano normal, o grupo germânico Volkswagen AG, que inclui marcas como a VW, Audi, Seat, Skoda e Porsche, além das mais refinadas Bentley, Lamborghini e Bugatti, movimenta 2,8 milhões de veículos por esse mundo fora. Normalmente, a maioria das deslocações deste tipo é assegurada por enormes navios concebidos especificamente para o transporte de veículos, que gastam até 300 toneladas por dia de um combustível muito mais poluente do que o gasóleo comum, mas mais barato. Não é o caso da VW.

Apostado em reduzir o impacto ambiental de toda a sua actividade, depois de investir fortemente nos veículos eléctricos e na alimentação das suas fábricas com uma maior percentagem de energia renovável, o grupo alemão concentrou-se agora nas 7700 deslocações de navios que anualmente transportam os seus modelos, visitando, entre outros locais, o Porto de Setúbal, de onde saem os T-Roc fabricados na Autoeuropa.

Dois dos navios ao serviço da VW, o Confucius e o Aristotle, ambos com 200 metros de comprimento e capacidade para deslocar 4800 automóveis, pertencem à norueguesa Siem e, em vez de queimarem gasóleo pesado, trabalham a gás natural liquefeito, com grandes vantagens em matéria de emissões, ainda que com custos superiores. O gás natural utilizado em navios, segundo a MAN, reduz entre 90 e 95% do enxofre e entre 20 e 25% do CO2.

Mas a VW usa outros dois navios de transporte, pertencentes à empresa alemã F. Laeisz, que servem os portos europeus, incluindo o de Setúbal. Com 180 metros de comprimento e uma capacidade para 3500 veículos, estes barcos consomem um líquido produzido pela Good Fuels, conhecido como MR1-100. Trata-se de um combustível neutro em termos climáticos, consistindo essencialmente em restos de óleos vegetais provenientes da indústria alimentar, maioritariamente óleo de fritar batatas e afins. De acordo com a Good Fuel, este combustível corta até 90% do CO2 emitido e anula por completo as emissões de enxofre, além de reduzir em 37% os óxidos de azoto (NOx) e em 60% as partículas.

VEJA A GALERIA DE FOTOS