Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Documentário «Mar de Sines» disponibilizado online

No âmbito das comemorações do Dia do Município 2020, a Câmara Municipal de Sines disponibilizou “online”, terça-feira, 24 de novembro, o filme “Mar de Sines: A Resiliência das Gentes do Mar”.

Resultado de mais de 100 entrevistas e 250 horas de gravações, o documentário é um projecto de cinema com a comunidade. Reúne os testemunhos de três gerações de pescadores que são protagonistas de uma pesca baseada nas artes tradicionais e no respeito pelos recursos.

VEJA AQUI O DOCUMENTÁRIO

O porto de pesca e os seus intervenientes preenchem o núcleo principal de “Mar de Sines”, mas o filme navega para outros territórios: encontra os últimos pescadores-cabaneiros de São Torpes; percorre a costa rochosa com os mariscadores; escuta as memórias dos pescadores do alto.

O filme foi realizado por Diogo Vilhena, com produção e assistência de realização de António Campos e banda sonora original de Charlie Mancini.

A banda sonora contou também com a participação de músicos da região, entre os quais o Grupo Coral da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, cujos membros terão agora a oportunidade de ver ao vivo, na sua terra, o filme a que deram a sua voz.

A criação de “Mar de Sines” contou com o apoio de 27 entidades locais e nacionais, que cederam documentos e fotografias das suas coleções, prestaram consultoria científica, facilitaram a realização de entrevistas e autorizaram as 60 horas de filmagens realizadas a bordo. Mais de 2000 pessoas estiveram envolvidas nos processos de rodagem e pós-produção.

Desde que foi estreado, o documentário tem vindo a percorrer auditórios e festivais em Portugal e um pouco por todo o mundo. Em 2016, venceu o prémio de “Melhor Filme Etnográfico” no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (Brasil).

fonte