Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa elabora Protocolo de Segurança e Higiene para retomar cruzeiros

O Porto de Lisboa encontra-se a elaborar, em colaboração com as autoridades de saúde, um Protocolo de Segurança e Higiene contra a COVID-19, com vista à retoma da “operacionalidade integral” da infraestrutura, com destaque para o terminal de cruzeiros.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, a propósito do prémio Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, que foi atribuído à infraestrutura nos World Travel Awrds 2020 (WTA 2020), o Porto de Lisboa revela que está a elaborar um “Protocolo de Segurança e Higiene para que sejam asseguradas todas as condições, assim que for necessário, para retomar a operacionalidade integral do Porto de Lisboa em condições máximas de segurança”.

Este protocolo, garante o Porto de Lisboa no mesmo comunicado, “funcionará em plena articulação com os protocolos das companhias e de todas as entidades que intervêm na operação do navio”.

O Porto de Lisboa lembra que a atividade de cruzeiros estava “em forte crescimento” até à pandemia da COVID-19, que “obrigou as companhias de cruzeiro a cancelar as operações comerciais dos seus navios, de forma voluntária, a 12 de março”.

O protocolo que está a ser elaborado será semelhante aos que têm vindo a ser adotados também noutros países europeus, onde também se tem verificado esta colaboração entre governos, autoridades de saúde e portos, com vista “ao reinício da atividade, com adoção de procedimentos muito rigorosos de controlo da disseminação do vírus, tanto da parte do navio como da parte dos portos/terminais”.

No comunicado divulgado, o Porto de Lisboa congratula-se ainda pelo prémio Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, que foi atribuído à infraestrutura nos WTA pela sexta vez e quinto ano consecutivo.

“Os World Travel Awards distinguem os melhores exemplos de boas práticas no setor do turismo, e é neste sentido que a APL tem trabalhado e vai continuar a trabalhar, em conjunto com a concessionária LCP [Lisbon Cruise Port] na prossecução de um objetivo comum: potenciar o porto e a cidade de Lisboa como um destino de cruzeiros de excelência”, lê-se ainda no comunicado divulgado.

FONTE: PUBLITURIS