Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Os oceanos estão mais estáveis, mas isso não é bom para as alterações climáticas

É um círculo vicioso: o aumento da temperatura da atmosfera está a aquecer a superfície dos oceanos; por sua vez, águas mais quentes agravam o problema das alterações climáticas, conclui estudo sino-americano.

Um estudo de especialistas da Academia Chinesa de Ciências, em Beijing, e da Universidade de St. Thomas, no Minnesota, EUA, concluiu que, atualmente, o movimento das correntes das águas dos oceanos, bem como as suas elevadas temperaturas, estão a conduzir à aceleração das alterações climáticas.

O estudo publicado na revista Nature analisou as águas dos oceanos ao longo da última metade deste século e os resultados pareciam, à partida, promissores. As conclusões indicavam que a estratificação dos oceanos, isto é, o fenómeno de formação de camadas horizontais de água com diferentes densidades, estáveis e ordenadas, que permite que as menos densas flutuem sobre as mais densas, está a aumentar significativamente. Isto quer dizer que os oceanos se tornaram mais estáveis, com menos oscilações.

Os peritos concluíram que a estabilidade dos oceanos aumentou 5,36% nos últimos 50 a 60 anos. No entanto, este aumento da estabilidade deve-se, sobretudo, ao aquecimento da superfície do oceano causado pelos gases de efeito estufa libertados pela atividade humana. O principal problema é que, quando as águas quentes permanecem na superfície do oceano, elas acabam por afetar a meteorologia, conduzindo, por exemplo, à formação de furacões. Além disso, águas mais quentes têm menos capacidade de absorver o dióxido de carbono existente na atmosfera, agravando o aquecimento global.

+