Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto da Figueira da Foz subscreve Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro
O Porto da Figueira da Foz assumiu o compromisso de desenvolver ações que visam a promoção de práticas circulares ao assinar o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, que é coordenado pela CCDRC.
Os compromissos assumidos pelas 84 entidades que subscreveram o pacto assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, cujo objetivo fundamental é a aceleração da região para uma economia de base circular. Das áreas temáticas sobre as quais incidem a maioria das propostas das entidades aderentes, destacam-se a alimentação e o consumo sustentável, a bioeconomia circular, águas, materiais e energia, plásticos e lixo marinho, construção, floresta, têxteis, resíduos e mobilidade sustentável.
O Porto da Figueira da Foz assume o compromisso de:
1. Redução do consumo de plástico descartável / combate ao desperdício;
2. Transformação de resíduos em subprodutos (por exemplo, resíduos de madeira produzidos por operação de carga ou descarga), promovendo o aproveitamento de subprodutos para valorização, através da recolha seletiva, retirando-os do processo de eliminação;
3. Adoção de princípios circulares nos processos de compras, dando preferência à aquisição ou locação do serviço em detrimento da aquisição dos equipamentos elétricos e eletrónicos.
Ao aderir a este pacto o Porto da Figueira da Foz pretende continuar a assegurar a melhoria do desempenho ambiental e o equilíbrio do meio envolvente, envolvendo os seus colaboradores e a comunidade local, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Mais informações aqui