Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto da Figueira da Foz subscreve Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro

O Porto da Figueira da Foz assumiu o compromisso de desenvolver ações que visam a promoção de práticas circulares ao assinar o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, que é coordenado pela CCDRC.

Os compromissos assumidos pelas 84 entidades que subscreveram o pacto assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, cujo objetivo fundamental é a aceleração da região para uma economia de base circular. Das áreas temáticas sobre as quais incidem a maioria das propostas das entidades aderentes, destacam-se a alimentação e o consumo sustentável, a bioeconomia circular, águas, materiais e energia, plásticos e lixo marinho, construção, floresta, têxteis, resíduos e mobilidade sustentável.

O Porto da Figueira da Foz assume o compromisso de:
1. Redução do consumo de plástico descartável / combate ao desperdício;
2. Transformação de resíduos em subprodutos (por exemplo, resíduos de madeira produzidos por operação de carga ou descarga), promovendo o aproveitamento de subprodutos para valorização, através da recolha seletiva, retirando-os do processo de eliminação;
3. Adoção de princípios circulares nos processos de compras, dando preferência à aquisição ou locação do serviço em detrimento da aquisição dos equipamentos elétricos e eletrónicos.
Ao aderir a este pacto o Porto da Figueira da Foz pretende continuar a assegurar a melhoria do desempenho ambiental e o equilíbrio do meio envolvente, envolvendo os seus colaboradores e a comunidade local, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Mais informações aqui