Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Madeira assinala Dia Mundial dos Oceanos com inauguração de exposição fotográfica
Os secretários regionais de Mar e Pescas e do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas da Madeira, respectivamente Teófilo Cunha e Susana Prada, assinalaram em conjunto o Dia Mundial dos Oceanos, com a inauguração e abertura ao público da exposição fotográfica “Madeira Mar Profundo”, no Centro Comercial La Vie.
A exposição “Madeira Mar Profundo” é o resumo fotográfico de 10 mergulhos que o submersível Lula da Fundação Rebikoff realizou nos mares da Madeira, onde a equipa de investigadores filmou, fotografou e documentou o estado do riquíssimo património natural, espécies e habitats.
“Madeira Mar Profundo”
O projecto “Madeira Mar Profundo” foi conduzido, no anterior governo, pela Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, que detinha a área do mar, mas a nova orgânica do Governo Regional deu dimensão e estatuto ao Mar criando a Secretaria Regional de Mar e Pescas e por isso mesmo o Dia Mundial dos Oceanos foi assinalado, esta segunda-feira, em conjunto pela secretária Regional do Ambiente, Susana Prada, e pelo secretário de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, numa cerimónia que contou com a presença da directora Regional do Mar, Mafalda Freitas, e do director regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Manuel Ara de Oliveira, e do comandante da Zona Marítima da Madeira, Luís Guerreiro.
O conhecimento do meio marinho e da biodiversidade é das áreas onde o Governo Regional tem incrementado apoio público aos vários projectos de investigação, como referiu o secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, lembrando que “apenas se conhece 6% do fundo mar em todo o Mundo”. Sendo o investimento mundial ainda reduzido nesta área, o governante enalteceu a importância do projecto madeirense.