Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AUTO DE CONSIGNAÇÃO ASSINADO ESTA SEGUNDA-FEIRA

Areias do Porto de Aveiro reforçam cordão litoral a sul da Costa Nova

O cordão litoral a sul Costa Nova, em Ílhavo, vai ser reforçado com 2,3 milhões de metros cúbicos de areia do Porto de Aveiro, num investimento de cerca de 12,2 milhões de euros.

O auto de consignação da empreitada vai ser assinado esta segunda-feira, dia 20 de Abril, entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Administração do Porto de Aveiro e o consórcio de empresas a quem foi adjudicada a obra.

Num comunicado conjunto, a APA e o Porto de Aveiro referem que esta será a "maior alimentação artificial de elevada magnitude" de um troço costeiro realizada até hoje, dando assim cumprimento a uma "estratégia sustentável e de longo prazo baseada na manutenção do balanço sedimentar" preconizada pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática.

O volume total de areias a retirar e dragar da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) do Porto de Aveiro, transportar e a repulsar para o troço costeiro a sul da barra de Aveiro, entre a Costa Nova (Ílhavo) e Vagueira (Vagos), será de 2.375.000 metros cúbicos.

A empreitada, com um prazo de execução de 136 dias, deverá realizar-se entre maio e setembro, em período de baixa ondulação (menos de dois metros) e sempre respeitando as marés, por motivos relacionados com a operação das dragas e o bombeamento/repulsão de areias para a zona imersa das praias.

"Esta intervenção é uma obra de proteção costeira, para proteção de pessoas e bens, contra o desgaste e destruição provocados pela ação dos agentes hidráulicos de erosão, conseguindo-se que a zona de rebentação da ondulação fique mais afastada da linha de costa, evitando, ainda, o recuo da linha de costa e a consequente perda de território", refere a mesma nota.

Além de pôr fim aos transtornos que o monte de areia depositado junto ao Porto de Aveiro tem vindo a provocar nos últimos anos aos moradores da área envolvente, esta obra irá permitir concluir a "2.ª fase da Infraestuturação da ZALI", dando continuidade a uma estratégia de expansão e industrialização daquela infraestrutura portuária.

Em complemento desta intervenção, a APA adjudicou à Universidade de Aveiro a caracterização qualitativa e quantitativa dos resultados desta transposição, com o objetivo de aferir a eficiência da intervenção de alimentação artificial das praias, por um prazo de execução de 12 meses.

LEIA O COMUNICADO

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~