Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

NAUFRÁGIO DO TITANIC

Que tempo estava durante o naufrágio?

O banco de dados de reanálise (ERA20-C) permitiu a reconstrução aproximada dos padrões atmosféricos da madrugada de 15 de abril de 1912. Análises preliminares revelam que o local do naufrágio estava sob o domínio de um ar muito frio de norte associado a um sistema de alta pressão no leste canadiano. A temperatura do ar era de aproximadamente 4.1 °C e a do oceano cerca de 7.3 °C. Muitas mortes foram de hipotermia devido às baixas temperaturas do ar e da água.

Vários relatos da época falavam da noite ter sido calma, bastante fria e sem nuvens, sugerindo que o Titanic afundava dentro ou muito próximo de um centro de alta pressão. Esses relatos corroboram os dados da reanálise. Isto porque, segundo o ERA20-C havia um centro anticiclónico entre o leste do Canadá e o Atlântico.

MAIS DETALHES