Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

6.225 COMBOIOS, MILHARES DE CAMIÕES RETIRADOS DA ESTRADA

Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro inaugurado há 10 anos [27.03.2010]

Esta sexta-feira, 27 de Março de 2020, cumpriram-se dez anos da inauguração oficial do Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro.

Depois de um longo e moroso processo, de mais de três décadas - as primeiras referências à Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro constam do Plano Diretor de Desenvolvimento e Valorização do Porto e Ria de Aveiro, realizado em 1974 -, a concretização da obra representou um investimento global de 72,7 milhões de euros, tendo mobilizado perto de 200 empresas e mais de 1.500 trabalhadores.

Nesta década circularam pelo ramal um total de 6.225 comboios, tendo chegado a atingir o valor de 4 composições diárias no período de um ano, equivalendo a uma cota modal de 30% para a exportação e de 15% para o total do tráfego.

O processo de eletrificação do ramal ferroviário ficou concluído em 2015, com a mudança para locomotivas elétricas a potenciar o desempenho ambiental desta via de transporte.

Estimativas de meados de 2016 apontavam para perto de 5.900 veículos (50 veículos/dia) e uma redução de cerca de 90% de CO2, tendo em conta o padrão de veículo normalmente utilizado para o trânsito do tipo de mercadoria em causa.

O Ramal do Porto de Aveiro, também conhecido como Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro ou Linha do Porto de Aveiro, é um ramal ferroviário que une a Plataforma Multimodal de Cacia, na Linha do Norte, ao Porto de Aveiro, numa extensão total de aproximadamente 9 kms.
O traçado desenvolve-se de Nascente para Poente, iniciando-se ao quilómetro 0+000, no Terminal Multimodal de Cacia (cerca do quilómetro 274+600 da Linha do Norte), a Sudoeste da povoação de Mataduços, terminando a Norte da Gafanha da Nazaré, no Terminal Norte do Porto de Aveiro.

Dos objetivos subjacentes à sua construção, salienta-se:
- Existência de uma infraestrutura de apoio ao Porto de Aveiro, concebida numa perspetiva multimodal, possibilitando o escoamento de mercadorias de e para o Porto de Aveiro;
- Regulação da movimentação ferroviária e encaminhamento para a Linha do Norte e Linha da Beira Alta (ligação a Espanha);
- Realização do escoamento de mercadorias num modo de transporte seguro e menos poluente;
- Redução do transporte de mercadorias rodoviário, devido à transferência para o modo ferroviário.
 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~