Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Abertas candidaturas a Bolsas de Formação Economia Azul

A iniciativa Economia Azul anunciou a abertura do período de candidaturas a Bolsas para a Formação Economia Azul: a nova Economia do Mar. Esta ação de formação tem a duração de dois dias e realiza-se nos dias 29 e 30 de janeiro, no Parque das Nações em Lisboa. O período de candidaturas decorre de 2 a 10 de Janeiro.

Poderão candidatar-se licenciados ou estudantes finalistas de licenciatura, e mestres ou finalistas de mestrado, em qualquer área de estudo e de qualquer nacionalidade, desde que possuam capacidade de comunicação em português. Os candidatos deverão ter elevado interesse nos temas economia azul e economia do mar, e estar em situação de carência que não lhes permita pagar a frequência da ação de formação.

Serão oferecidas 4 Bolsas de Formação Economia Azul, com o patrocínio da Agência Portuguesa de Marítimos (Apormar), no âmbito da sua política de responsabilidade social corporativa. Estão ainda a ser avaliados patrocínios de outras organizações, pelo que o número de bolsas a atribuir poderá ser estendido a 8 candidatos.

A Formação Economia Azul: a nova Economia do Mar tem como objetivo partilhar conhecimento sobre a economia azul e a economia do mar, nas áreas do direito, da economia, da gestão e da comunicação, oferecendo uma visão 360º sobre os seus atores, oportunidades e desafios, utilizando uma linguagem acessível e motivadora.

Destina-se ao público em geral, profissionais e estudantes, com especial destaque para quadros intermédios e superiores, empresários, professores, gestores municipais, jornalistas, políticos, advogados, engenheiros, e outras áreas profissionais.

O programa da Formação Economia Azul: a nova Economia do Mar inclui os temas economia azul e economia do mar, política e estratégia do mar, comunicar o oceano, identidade marítima, benchmarking de políticas, evolução histórica do direito do mar e do direito marítimo, espaços e fronteiras marítimas, administração e fiscalização marítima, literacia do oceano e ensino do mar, ordenamento do espaço marítimo, áreas marinhas protegidas, poluição marinha, economia circular e plástico no oceano, economia azul na União Europeia, política comum das pescas, política marítima integrada e modelos de desenvolvimento da economia do mar.

A ação de formação terá no máximo 14 alunos. Estão já inscritos quadros de vários municípios portugueses e também participantes vindos de Timor, Cabo Verde e Brasil, estando ainda disponíveis alguns lugares.

As candidaturas à Bolsa de Formação Economia azul deverão ser apresentadas na plataforma https://www.economiaazul.pt/bolsas, através do formulário disponível. Na mesma área estão publicadas respostas a perguntas frequentes, clarificando o processo e os prazos envolvidos.