Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MSC apoia projecto de construção de embarcação autónoma da ENIDH

O Departamento de Engenharia Marítima (DEM) da ENIDH (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique) vai voltar a contar com o apoio da MSC para mais um projecto inovador. Trata-se, desta vez, da construção de uma embarcação autónoma com controlo remoto para as suas investigações científicas.

O projecto “Sea2future” de construção da embarcação “USV-enautica1” envolve uma equipa multidisciplinar que investiga todo o processo de concepção e construção de embarcações não tripuladas autónomas ou de controlo remoto (USV – Unmanned Surface Vehicle) com o objectivo final de propor novas soluções nesta área.

«Queremos contribuir para a implementação, em Portugal, de um projecto que é uma tendência do futuro. A automação dos portos – sem recurso a intervenção humana – é já uma realidade e muito em breve teremos soluções parecidas no que diz respeito a automação das embarcações», comenta Marco Vale, Managing Director da MSC Portugal.
Esta embarcação autónoma servirá para a continuação de estudos científicos, como por exemplo a captação de dados bio marítimos, dados do fundo marítimo, monitorização da poluição, entre outros, e que «estão em linha com a Política de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social Corporativa da MSC».

A MSC indica ainda que «decidiu formalizar, mediante um protocolo, um apoio financeiro para este projecto, permitindo assim que alunos e docentes apliquem conhecimentos e promovam o desenvolvimento de novas tecnologias capazes de projectar a actividade marítima para novas rotas».

fonte